Coimbra

Câmara de Condeixa revela vencedores do Prémio Deniz-Jacinto

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 16-06-2016

O júri do Prémio Deniz-Jacinto (2016), instituído no ano passado pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, distinguiu na sua edição inaugural a obra “A Entrevista”, de Luís António Couto Coelho, de Loures, na categoria referente ao texto dramático.

PUBLICIDADE

aa

“De entre as obras a concurso nesta primeira edição do Prémio Deniz-Jacinto, esta foi a obra que reuniu maior consenso, especialmente pelo domínio da escrita para a cena, pela construção do diálogo e definição das personagens em ação”, justifica o júri.

PUBLICIDADE

Já no que respeita à categoria de ensaio teatral, o júri distinguiu o texto intitulado “Da Antropologia Filosófica à Antropologia do Teatro: As Interfaces do Ator”, de João Maria Bernardo Ascenso André (localidade de Paradela da Cortiça), “pela qualidade da escrita e pela visão integradora do ator, entendido enquanto corpo e consciência atuante”, lê-se ainda na declaração do júri após a avaliação dos trabalhos concorrentes.

Ao Prémio Deniz-Jacinto concorreram, nesta primeira edição, 39 autores, com um total de 59 trabalhos, um número elevado e que “justifica as melhores expetativas sobre o futuro de um prémio que assim pode justamente continuar a ação histórica de Deniz-Jacinto a favor da cultura teatral no país”, assinala o júri na mesma declaração.

PUBLICIDADE

publicidade

De periodicidade bienal, o Prémio Deniz-Jacinto regressará em 2018, sendo que no próximo ano serão divulgadas as novas regras de apresentação de proposta e o novo regulamento que será sujeito a ligeiras alterações, com o intuito de atingir um público mais vasto e específico.

O júri do Prémio Deniz Jacinto 2016 foi composto por Liliana Pimentel (vereadora da Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova), José Barata (Professor Universitário da FLUC na área de História do teatro), Fernando Matos Oliveira (Professor Universitário e Diretor do Teatro Académico Gil Vicente), António Barros (Diretor da Escola da Noite do Teatro da Cerca S. Bernardo, Coimbra), São José Lapa (Atriz) e Júlio Gago (Ator e antigo professor do Teatro Experimental do Porto).

O lançamento do Prémio pela Câmara de Condeixa-a-Nova visa homenagear Manuel Deniz-Jacinto, nascido em Condeixa a 8 de janeiro de 1915. Co-fundador do TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra), eminente teatrólogo e ator, a sua influência foi decisiva para o teatro em Portugal.

O Prémio é concedido bienalmente e destina-se a galardoar um autor de nacionalidade portuguesa, da melhor obra na vertente do texto de dramaturgia e ensaio sobre teatro, visando estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE