Economia

Câmara concessionou 21 dos 78 espaços do Mercado D. Pedro V

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-03-2022

A hasta pública para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V realizou-se na manhã desta quarta-feira, dia 23 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. Dos 78 espaços que se encontravam para concessão (30 lojas e 48 bancas), foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas). Os restantes 57 espaços (18 lojas e 39 bancas) vão ser alvo de um novo procedimento, em data e hora a divulgar oportunamente. 

PUBLICIDADE

O ato público resultou na concessão de 12 lojas (um talho/mercearia, um snack-bar/restaurante; uma florista e nove lojas de diversos não alimentares) e 9 bancas (quatro de peixe fresco e cinco de produtos hortícolas) do Mercado Municipal D. Pedro V. A proposta para a concessão dos espaços seguirá, agora, para aprovação em reunião do Executivo Municipal, após a qual os proponentes têm 30 dias para entregarem a documentação necessária para que os serviços municipais possam emitir o alvará.

Dos 78 espaços existentes para concessão, ficam, assim, 57 por concessionar, que serão alvo de uma nova hasta pública, em data e hora a divulgar.  

PUBLICIDADE

Recorde-se que a CM Coimbra avançou com uma hasta pública para atribuição de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V, “tendo em consideração a atual conjuntura económica, a pandemia da COVID-19, o elevado número de espaços disponíveis para atribuição, a conclusão do projeto de refuncionalização do Mercado Municipal D. Pedro V e a introdução de prazos de concessão no Regulamento dos Mercados Municipais”, lê-se na informação técnica dos serviços municipais que foi aprovada em reunião de executivo.

O objetivo passa por “criar novas condições ainda mais atrativas para a instalação de novos operadores nos espaços ainda vagos no Mercado Municipal, através do estabelecimento de novos valores-padrão mais reduzidos ou inexistentes, de modo a tentar cativar os potenciais interessados”, é também destacado.

PUBLICIDADE

publicidade

Relembra-se, ainda, que Praça da Restauração do Mercado Municipal D. Pedro V abriu ao público esta segunda-feira, 21 de março. O novo espaço concentra 12 fornecedores de refeições e a oferta é muita e diversificada: um serviço de takeaway, uma cafetaria e doçaria, uma gelataria, um espaço com frutas e sumos, outro com crepes e waffles, o pátio dos cocktails, uma cervejaria, uma taberna de vinhos e petiscos, saladas e sopas, pizzas e pastas, sushi, peixe e marisco e carnes e hambúrgueres. 

A nova praça vai, assim, dinamizar o Mercado Municipal, que foi recentemente requalificado com o objetivo de gerar novas dinâmicas, que incluem o prolongamento do seu horário de funcionamento. Um investimento superior a 1,5 milhões de euros, financiado em mais de 900 mil euros pelo Centro 2020.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE