Coimbra

Câmara compra banhos judaicos na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-10-2020
 
A Câmara de Coimbra adquiriu o edifício na Rua Visconde da Luz onde foi descoberto um “mikva”, espaço de banhos judaicos, anunciou hoje o presidente Manuel Machado.
 
 
Um dos objectivos da comprar é  requalificar este espaço da Baixa de Coimbra, para posteriormente criar um núcleo expositivo dedicado ao turismo judaico.
Outros achados da época judaica estão a ser investigados em Coimbra, nomeadamente na Rua Corpo de Deus, onde existe um terreno já adquirido pela autarquia.
 
Foi uma rotura de canos neste prédio de Coimbra que levou à descoberta de uma estrutura medieval destinada a banhos rituais femininos judaicos.
 
Esta espécie de pequena piscina para fins religiosos apareceu na cave d0 edifício da Rua do Visconde da Luz, na área da antiga judiaria da cidade, e está surpreendentemente bem preservada.
 
Recorde-se que a comunidade judaica está documentada em Coimbra desde tempos anteriores à nacionalidade, sabendo-se que a Rua de Visconde da Luz, outrora chamada do Coruche, era um dos limites da chamada judiaria velha, que terá sido desactivada no reinado de D. Fernando I, por volta de 1370.
 
 
Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE