Câmara de Coimbra com muitas ideias para “o mês do amor”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-02-2018

 

PUBLICIDADE

Com “o objetivo de celebrar o mês do amor, com programação a incidir especialmente no dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, a Câmara Municipal de Coimbra proporciona iniciativas temáticas, que abrangem vários espaços municipais (Casa Municipal da Cultura, Edifício Chiado, Torre de Almedina e Bibliotecas Anexas Municipais), dirigidas às crianças, às famílias e ao público em geral”.

namorado

PUBLICIDADE

A Casa Municipal da Cultura tem patente, no átrio, uma mostra de lenços dos namorados, até ao dia 28 de fevereiro.

Trata-se de uma alusão à tradição dos trajares do Minho, que têm uma função decorativa, além da sua outra função, mais emblemática, a da conquista do namorado, já que os lenços comportam mensagens, em formato de quadras, de gosto popular, dedicadas àquele a quem é dirigida tão grande fantasia: o amado.

PUBLICIDADE

publicidade

O Museu Municipal de Coimbra disponibiliza três iniciativas no próximo dia 14 de fevereiro.

No Edifício Chiado e na Torre de Almedina comemora-se o “Dia dos Amigos & Carnaval”.

No Edifício Chiado dinamiza-se a oficina “Vamos desenhar, começa devagar, depois de começar não podes mais parar!” (disponível das 10h00 às 15h00).

Já na Torre de Almedina propõe-se a oficina “O bobo da corte gosta de brincar e o carnaval é mesmo para reinar” (disponível das 10h00 às 17h00).

Ambas as iniciativas dirigem-se a grupos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (crianças dos 3 aos 10 anos), com um mínimo de 5 e um máximo de 25 participantes. Estão sujeitas a marcação prévia, através do telefone n.º239840754 (Edifício Chiado) e n.º 239833771 (Torre de Almedina).

“Cartas de Amor” é a designação da iniciativa que desfia os cidadãos a escrever uma carta de amor (manuscrita) convidando-os a entregá-la, até ao dia 11 de fevereiro (domingo) no Museu Municipal – Edifício Chiado (Rua Ferreira Borges, n.º 85; de terça a sexta, das 10h00 às 18h00; sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

O autor da carta premiada será contemplado com uma visita acompanhada, gratuita, à Coleção Telo de Morais (para duas pessoas), em dia e hora a combinar. No dia 14 de fevereiro poderá levantar uma pequena lembrança no equipamento municipal.

A Biblioteca Infantil/Ludoteca, com uma programação designada, genericamente, “Contos com Amor” apresenta, além dos contos (que estimulam sentimentos como a alegria, o amor e a amizade, a imaginação e o mundo da fantasia das crianças), uma oficina temática.

O espaço acolhe no dia 14 de fevereiro (quarta-feira), às 10h30, a “Oficina do Amor”, iniciativa em que as crianças (com mais de 6 anos) além de escutarem histórias em que o amor impera, executarão prendas simbólicas para oferecer a quem mais enche o seu coração. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 9 de fevereiro.

“Contos com Amor”, tema inequivocamente associado ao Dia de S. Valentim, é a história que será contada a 16 de fevereiro (sexta-feira), às 18h00, dirigida a crianças de 3, 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto. Inscrições a partir de 9 de fevereiro.

As crianças com 3 anos de idade, acompanhadas por um adulto, poderão participar na sessão “Contos com Amizade”, no dia 21 de fevereiro (quarta-feira), às 18h00. As inscrições são aceites a partir do dia 12 de fevereiro.

No dia 23 de fevereiro (sexta-feira) propõe-se a crianças de 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto, escutar “Contos do coração”, a partir das 18h00, atividade para a qual as inscrições têm início no dia 12 de fevereiro.

A encerrar o conjunto de contos infanto-juvenis dedicados ao mais belo sentimento da Humanidade, no dia 28 de fevereiro, às 18h00, as crianças de 4 e 5 anos de idade (acompanhadas por um adulto) podem ouvir “Contos com Emoções”. As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro.

Todas as iniciativas que decorrem na Biblioteca Infantil/Ludoteca são de acesso gratuito requerendo, contudo, inscrição prévia, através do telefone n.º239702630 ou do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

A Câmara Municipal de Coimbra proporciona, ainda, no dia 9 de fevereiro, nas Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês (às 18h30), Brasfemes (às 17h30), Ribeira de Frades (às 18h00), S. João do Campo (às 19h00), Souselas (às 18h30) e Trouxemil (às 18h00) uma hora do conto intitulada “Estórias de amor em família e ao fim do dia!”. Pretende-se que os mais novos motivem os seus familiares mais próximos a embarcar numa viagem pelo surpreendente mundo do Era uma vez

Com entrada livre, a hora do conto pretende juntar, nos diferentes espaços municipais, crianças acompanhadas pelos pais, avós ou outros familiares. Além de constituir um estímulo à comunicação entre o contador de histórias e as famílias, esta ação visa promover a rede de Bibliotecas Anexas Municipais, o livro e a leitura fomentando, assim, a partilha de linguagens para celebrar o amor no seio do núcleo familiar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE