Câmara de Coimbra assina protocolos com 87 associações culturais!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-05-2017

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, fez,  hoje, com a mestria que o caracteriza, de Mestre de Cerimónias na encenada assinatura de protocolos de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2017.

PUBLICIDADE

A verba de 263 500 euros foi distribuída por 87 associações culturais (meia dúzia não apareceram), que, uma a uma, foram até à mesa presidencial assinar em duplicado o protocolo onde foi aposto o selo branco que formaliza o acto. Com o documento na mão,vão esperar pelo inicio de junho, altura que vão receber o cheque, perdão, a transferência bancária, que vai das escassas centenas aos milhares de euros.

Veja o que aconteceu:

As candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2017 – Associativismo Cultural Geral registaram o seu maior número desde 2015, ano em que se iniciou esta modalidade para submissão de candidaturas. A verba deste ano, de 263.500 euros, vai ser distribuída por 87 associações, mais duas do que no ano passado e mais 12 do que em 2015.

PUBLICIDADE

publicidade

Os protocolos hoje formalizados com as associações culturais do concelho têm como objetivo dotá-las das condições necessárias ao normal desenvolvimento das suas atividades durante o ano de 2017.

Destas 87 coletividades, 26 são entidades que desenvolvem a sua atividade na área da música (66.250 euros), 20 na área da etnografia e folclore (42.250 euros), 6 na área do teatro (36.250 euros), 1 na área do cinema e audiovisual (2500 euros), 1 na área das artes plásticas e visuais (32.000 euros), 18 na área de cultura e recreio (53.000 euros) e 15 são outras associações cujas atividades evidenciam interesse cultural (31.250 euros).

PUBLICIDADE

Numa avaliação global relativamente ao ano passado, verificou-se um aumento do montante de apoio a 40 entidades. Ressalve-se que, após apreciação dos documentos de candidatura enviados pelas associações, as mesmas receberam a grelha de avaliação produzida pelos serviços da CMC, tendo sido convidadas a pronunciarem-se sobre as avaliações de que foram alvo.

Informação disponibilizada pela autarquia indicava que o presidente da CMC  formalizou, também hoje, na mesma sessão, dois protocolos com a Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, que prevêem a atribuição de uma verba no montante global de 270.000 euros, para um período de 3 nos, à associação, ao abrigo da 2.ª fase de candidaturas ao “Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2017 – Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais”, mas NDC apurou que esse contrato é um dos que não foram assinados. 

António Augusto Barros, um dos rostos da Escola da Noite, esteve no evento, mas para rubricar o contrato de comodato para a cedência de espaços no edifício da Ala Central do Antigo Colégio das Artes à Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral.

Com a atribuição deste valor às associações culturais, os apoios financeiros concedidos pela CMC à área da Cultura, para o ano em curso, irão totalizar os 721.250 euros, uma vez que aos 263.500 euros se deverá somar os 90.000 euros que vão ser atribuídos à Escola da Noite; os 265.000 euros atribuídos, em março último, à Orquestra Clássica do Centro (180.000 euros) e à Encontros de Fotografia (85.000 euros); e ainda os 90.000 euros atribuídos a O Teatrão (decorrentes do Protocolo plurianual assinado entre a CMC e a entidade em 2016) e os 12.750 euros despendidos em apoios pontuais, cujas decisões ocorreram nos meses de março e abril deste ano. Um valor global anual que poderá aumentar, uma vez que, até ao final do ano, serão avaliados pelo executivo municipal outros projetos culturais que poderão vir a beneficiar de apoios pontuais.

Veja imagens no Facebook de NDC

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE