Coimbra

Câmara atribui 9 000 euros a sete associações juvenis de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-11-2018

 O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a atribuição de apoio financeiro a sete associações juvenis do concelho, no valor global de 9000 euros, ao abrigo das “Normas de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para Atividade Permanente para 2018”.

PUBLICIDADE

Um documento que foi aprovado em julho passado e que define, de uma forma rigorosa, transparente e criteriosa, o apoio financeiro da CMC às associações juvenis legalmente constituídas e sem fins lucrativos com sede no Município de Coimbra, para o desenvolvimento das suas atividades.

PUBLICIDADE

Ao todo foram 13 as candidaturas rececionadas pela autarquia, sendo que sete cumpriram os requisitos exigidos para beneficiar deste apoio. A proposta que vai ser analisada e votada na próxima reunião do executivo prevê, assim, a atribuição de apoios financeiros à Associação Académica de Coimbra (2500 euros), à Associação de Estudantes de S. Tomé e Príncipe de Coimbra (500 euros), à Casa de Angola de Coimbra (1000 euros), ao Coro Misto da Universidade de Coimbra (1250 euros), à JeKnowledge Associação (1500 euros), ao Orfeon Académico de Coimbra (1250 euros) e à Quantunna – Associação Cultural (1000 euros). Depois de aprovados, estes apoios serão formalizados mediante assinatura de protocolos, a estabelecer entre o Município e as respetivas entidades.

Recorde-se que a CMC aprovou, em julho passado, as “Normas de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para Atividade Permanente para 2018”, o documento que estabelece os critérios de apoio financeiro ao associativismo juvenil concelhio com atividade permanente.

PUBLICIDADE

publicidade

A CMC afirma que tem, ao longo dos anos, apoiado e promovido as atividades desenvolvidas pelas coletividades que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e desportivo do concelho, mas agora pretende que estas associações, de caráter juvenil, sejam apoiadas, anualmente, de acordo com um regulamento próprio e adequado ao seu perfil.

O documento serve, assim, para uniformizar critérios e estabelecer as normas para que a Câmara de Coimbra consiga “apoiar de forma rigorosa, transparente e criteriosa as associações juvenis legalmente constituídas e sem fins lucrativos com sede no Município de Coimbra no desenvolvimento das suas atividades; criar condições para o crescimento, inovação e descentralização das atividades levadas a cabo pelas associações juvenis, de modo a estimular a participação pública; e reconhecer a importância das associações juvenis pela sua contribuição para a formação dos jovens”.

As normas definem que podem candidatar-se a este apoio “as associações juvenis legalmente constituídas, que prossigam no Município de Coimbra fins de interesse municipal, fundamentados no seu plano de atividades, e que se encontrem inscritas no Registo Nacional do Associativismo Juvenil e no Registo das Associações do Município de Coimbra, sendo membros do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE