Cidade

Câmara aprova requalificação da Praceta Mota Pinto para melhorar acessos ao Polo III e ao CHUC

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-01-2020

Câmara aprova requalificação da Praceta Mota Pinto para melhorar acessos ao Polo III e ao CHUC

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de requalificação da Praceta Mota Pinto, que é o acesso principal ao Polo III da Universidade de Coimbra (UC) e ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

Este ponto motivou uma acesa discussão entre a vereadora Ana Bastos e o presidente Manuel Machado.

O Somos Coimbra votou contra .

PUBLICIDADE

A solução foi articulada entre a autarquia e a UC de forma a melhorar as acessibilidades, ao mesmo tempo que se requalifica o espaço público – que vai ficar mais verde, funcional e acessível a pessoas com mobilidade reduzida – e se adapta o local para receber o futuro traçado do Metrobus.

A Praceta Mota Pinto vai ser requalificada, o que resultará num melhoramento das acessibilidades ao Polo III da UC e ao Hospital, bem como entre Celas e a circular, sendo que a solução que vai ser analisada na próxima reunião do executivo municipal foi articulada entre a autarquia e a reitoria da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

A requalificação passa por definir novos e estruturantes percursos pedonais, já a contar com o futuro percurso do Metrobus naquela zona, bem como as suas paragens. O antigo posto de abastecimento de combustível vai dar lugar a um novo remate na Alameda Central do Polo III, que será mais verde, funcional e acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, a proposta prevê o rebaixamento das cotas altimétricas junto ao edifício IBILI e à moradia, que permanecerá por tempo indeterminado, “sendo, contudo, desejável a sua demolição”, pode ler-se na informação que vai ser analisada pelo executivo municipal.

A proposta de reformulação da Praceta Mota Pinto prevê, também, a divisão do tráfego da entrada do Polo III/Hospital do tráfego que segue para a circular ou para Celas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE