Coimbra

Câmara adjudica reabilitação da Casa das Cruzes que vai ser casa de autonomização

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-07-2019

PUBLICIDADE

 

O executivo da Câmara Municipa (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na próxima reunião de segunda-feira, o relatório final do júri que propõe a adjudicação da empreitada de reabilitação da Casa das Cruzes, sito no Palácio Confusos e Rua das Esteirinhas, em plena zona histórica da cidade, à empresa RC3- Restauros e construções, Lda., pelo valor de 854.464,25 euros. Esta empreitada faz parte da ação Residência Ganhar Autonomia, integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana, do Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

PUBLICIDADE

 

Este projeto de reabilitação deste imóvel municipal tem como objetivo, para além da regeneração física e social da Alta da cidade, a criação de um equipamento residencial para pessoas desfavorecidas, que incluirá também espaços de apoio à formação e à empregabilidade, ajudando assim à sua integração no mercado de trabalho, bem como a apoiar jovens que cresceram em instituições a dar os primeiros passos para uma vida autónoma. A “Residência Ganhar Autonomia” será, assim, um equipamento social e formativo que terá como objetivo promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

PUBLICIDADE

publicidade

 

A intervenção incide prioritariamente na requalificação do imóvel, potenciando a sua funcionalidade. Na reabilitação foram repensadas as mais valias dotando o imóvel de um maior conforto por forma a serem conseguidas as condições mínimas de habitabilidade. Assim, e condicionados pelas pré-existências estruturais, diferenças de cotas interiores, e organização do espaço interior do imóvel, a solução foi transformar o espaço em pequenas unidades autónomas, com tipologias compreendidas entre o T0 e T2, mantendo-se, contudo, uma sala comum, para convívio dos seus utilizadores, e um espaço de lavandaria com acesso direto ao pátio exterior.

 

No interior do edifício vai ser criado um pátio, de modo a melhorar as condições de iluminação e ventilação, sendo necessário, depois, o reforço estrutural ou a introdução de novos elementos estruturais. A comunicação vertical é integralmente redefinida para tornar a sua utilização mais cómoda.

 

O pátio localizado a norte será requalificado integralmente, com um pavimento lajeado de betão, de modo a torná-lo utilizável, e a cisterna será recuperada exteriormente e selada interiormente com uma membrana impermeabilizante e de retenção.

 

Desta forma, ao nível do piso 0 e com entrada pela Rua das Esteirinhas 19, fica um espaço único, autónomo, de tipologia T1, com sala, cozinha, quarto e instalação sanitária. Já no piso 1, com entrada pelo Palácio Confusos, ficam quatro tipologias T0, com sala comunitária, lavandaria e pátio exterior. O piso 2 passa a ser constituído por três T1 e um T0. No mesmo piso, mas com acesso pelas escadas que ligam a Rua da Ilha ao Palácio Confusos, ficam mais dois T1. O piso 3 passa a ser constituído por dois T0, dois T1 e um T2, enquanto no piso 4 surge um T2.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE