Coimbra

Camané & Laginha, Os Quatro e Meia, Fado e muita Magia na rentrée do Convento São Francisco 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-08-2020

O Convento São Francisco apresenta, para o típico mês de rentrée, uma programação diversificada e para todos os gostos.

PUBLICIDADE

O evento “CEM PORTAS – O Convento aberto à cidade” (de 4 a 6 de setembro), Camané & Mário Laginha (11 de setembro), Galas Internacionais de Magia do 24º Festival Internacional de Magia de Coimbra (18 e 19 de setembro), Os Quatro e Meia (22 de setembro) e o festival da Canção e do Fado de Coimbra “Correntes de Um Só Rio” (de 25 a 30 de setembro) são alguns dos eventos em destaque. Música, artes performativas e visuais, novo circo e magia marcam, assim, o arranque da nova temporada de programação no Convento São Francisco, um equipamento da Câmara Municipal de Coimbra, que vai cumprir com todas as normas e orientações das autoridades de saúde para apoiar a retoma da economia local e o meio artístico.

PUBLICIDADE

publicidade

A programação de setembro do Convento São Francisco começa já na próxima quarta-feira, dia 2, pelas 21h30, na antiga igreja, com algumas criações do “DAR A OUVIR. Paisagens sonoras da cidade”, mais especificamente com a performance “97 200 Anos”, de Luís Antero, Luís Pedro Madeira e Quiné Teles, que promete uma paisagem sonora única e inesquecível. Luís Antero regressa depois, nos dias 3 e 4, pelas 18h30, com o passeio sonoro “Sons da Isabel”.

Também no dia 4 tem início a terceira edição do “CEM PORTAS”, um evento que celebra a entrada na nova temporada, com uma programação intensa, centrada, sobretudo, na música e nas artes performativas e visuais. Pulsat Percusssion Group (dia 4, às 21h30, na antiga igreja do Convento), Fado ao Centro (dia 4, 23h00, na Caixa de Palco), Noiserv (dia 6, às 18h30, na Caixa de Palco) e Tó Trips (dia 6, 19h30, no Café Concerto Coimbra) são os destaques na área da música. Nas artes visuais é de assinalar um cine-concerto realizado pelo serviço educativo da Casa da Música (dia 5, às 21h30) e o novo circo pela Companhia Radar 360º (dia 5, às 22h30). O fim de semana marca ainda o encerramento da programação do “DAR A OUVIR”, um projeto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube em coorganização com o Município de Coimbra, composto por instalações sonoras de vários criadores e que decorreu durante os meses de julho e de agosto.

PUBLICIDADE

Camané & Mário Laginha são a proposta para a noite de dia 11. “Aqui está-se sossegado” é o nome do projeto que vão levar a palco, pelas 21h30, e que conta com cerca de 20 temas do fado tradicional, do repertório de Camané e alguns inéditos compostos por Mário Laginha. O fadista e o pianista (e compositor português) já deram vários concertos juntos e mostraram um excelente entendimento em palco, o que levou a que explorassem essa cumplicidade. O resultado pode ser visto dia 11 de setembro, no grande auditório do Convento São Francisco. 

Já na noite de 22, às 21h30, é a vez de subirem ao palco Os Quatro e Meia, para o concerto de apresentação do novo álbum, “O Tempo Vai Esperar”. A banda “da casa” vai apresentar, assim, o seu segundo álbum, que conta com a participação de Carlão e Pedro Tatanka, num trabalho onde há mais diálogo da música popular portuguesa com outros géneros musicais. Uma surpresa que será revelada no grande auditório do Convento São Francisco.

Antes disso, nos dias 18 e 19, a magia instala-se no Convento São Francisco com um dos momentos mais esperados dos Encontros Mágicos de Coimbra 2020, as galas do 24º Festival Internacional de Magia de Coimbra, agendadas para as 21h30, no grande auditório. 

E de 25 de setembro a 5 de outubro, a proposta passa pelo regresso para a terceira edição do Festival “Correntes de Um Só Rio”, que junta a Canção, o Fado, a Música e as Guitarras de Coimbra num evento que reúne mais de uma dezena de espetáculos, exposição temática e oficinas. “PITOU – 100 anos de Amália”, no dia 25, pelas 21h30, no grande auditório; “Corações ao Alto”, no dia 26, pelas 15h00, na antiga igreja; “Cantos do Rio e da Noite, 25 anos”, no dia 27, pelas 18h00, na antiga igreja; “Coimbra é uma Mulher”, no dia 28, pelas 21h30, no grande auditório; e a V Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra, no dia 30, pelas 21h30, no grande auditório, são alguns dos concertos de setembro no âmbito do festival que já faz parte integrante do panorama cultural da cidade.

A programação do mês encerra com a abertura de uma exposição de desenhos de Tânia Carvalho, intitulada “Toledo”, que vai estar patente de 30 de setembro até ao dia 29 de novembro no project-room do Convento São Francisco.

Para informações adicionais é possível consultar o website do Convento São Francisco, em www.coimbraconvento.pt, ou contactar a bilheteira do Convento São Francisco, diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone 239 857 191 ou do endereço de e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE