Primeira Página

Calor extremo aumenta risco de incêndio no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 dia atrás em 24-07-2025

Imagem: depositphotos.com

Mais de 60 concelho dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários concelhos do interior norte e centro e Algarve estão ainda em perigo muito elevado de incêndio rural.

PUBLICIDADE

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio rural vai começar a aumentar ao longo da semana e pelo menos até ao início da próxima semana.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê a partir de hoje uma subida das temperaturas, que pode ser superior a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior.

A temperatura mínima deverá ultrapassar 20°C em alguns locais do interior, em particular na região sul, vale do Tejo e Beira Baixa.

Por causa do tempo quente, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre entre as 09:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial durante a tarde e subida da temperatura máxima, exceto no nordeste transmontano e na Beira Interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 20 graus (em Faro) e as máximas entre os 23 (Leiria, Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 34 (em Castelo Branco).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE