Com a chegada dos dias mais quentes, é fundamental encontrar maneiras seguras de ajudar os cães a manterem-se frescos e confortáveis. Para além de passeios em horários mais frescos e muita água disponível, a alimentação pode ser uma poderosa aliada para combater o calor e, ao mesmo tempo, oferecer momentos de prazer ao seu patudo.
Para viver este verão sem perigo, o veterinário António Dias, da Clinicanimal, clínicas veterinárias da Tiendanimal, partilha um conjunto de recomendações de alimentos que podem ser os aliados perfeitos para garantir que o patudo se sinta sempre confortável, mesmo nos meses mais quentes do ano.
“Os cães não lidam bem com o calor e, tal como nós, precisam de cuidados especiais para manterem-se hidratados e frescos. Procurar formas seguras e adequadas de refrescar o patudo é essencial para evitar o desconforto e problemas de saúde associados ao calor, contribuindo para o seu bem-estar e qualidade de vida durante os dias mais quentes”, afirma o veterinário.
PUBLICIDADE
Embora ainda pouco conhecidos por muitos tutores, os gelados específicos para cães são uma opção segura e deliciosa para ajudar os patudos a refrescarem-se nos dias mais quentes. São preparados com ingredientes naturais e adaptados ao sistema digestivo dos animais. Para além de refrescantes, são uma forma divertida de oferecer um snack após um passeio ou momento de brincadeira.
A comida húmida, disponível em patês, pedaços em molho ou mousse, é uma excelente aliada nos dias de maior calor. Contém maior teor de água do que a ração seca, ajuda na hidratação e, por ter uma textura e aroma mais atrativos, estimula o apetite mesmo em cães menos gulosos. Pode ser servida fresca ou combinada com a alimentação habitual.
Algumas frutas são excelentes aliadas para refrescar os cães durante o verão, graças ao seu elevado teor de água e valor nutricional. Opções como melancia sem sementes, maçã sem caroço, morangos ou mirtilos podem ser oferecidas frescas ou ligeiramente congeladas, em pequenas porções. Além de ajudarem na hidratação, proporcionam variedade à rotina alimentar e estimulam o paladar dos patudos – sempre com moderação e garantindo que são bem toleradas por cada animal.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE