Conecte-se connosco

Coimbra

Caloiros invadem Coimbra

Publicado

em

Os caloiros começaram a chegar à cidade dos doutores e já se sente outra agitação. As matrículas para os alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra (UC) arrancaram hoje e decorrem até ao próximo dia 1 de outubro. 

Foram colocados na UC, na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021/22 (CNAES), 3341 estudantes. As matrículas estão a ser feitas, presencialmente, todos os dias desta semana, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra. Esta segunda-feira já muitos caloiros, alguns acompanhados por familiares, se deslocaram até à cidade onde vão estudar nos próximos anos. Foram recebidos por doutores, tunas, e serviços académicos que se mobilizaram para aquela que é uma das épocas mais importantes do ano letivo.
O Notícias de Coimbra acompanhou durante todo o dia a chegada dos novos alunos. Veja aqui os vídeos:
Mais vídeos disponíveis no Facebook do NDC.
Presencialmente, as matrículas decorrem entre as 9:00 e as 17:00 (com interrupção entre as 13:00 e as 14:00 para higienização do espaço). Podem também ser feitas online em https://matriculas.uc.pt/.
Fonte da UC explicou ao Notícias de Coimbra que os estudantes que optem pela via presencial “devem fazer o agendamento do horário da matrícula através de uma plataforma online criada para o efeito”.  A cada dia têm atendimento prioritário os estudantes com nomes iniciados por determinadas letras. Esta segunda-feira, dia 27, foi dedicada aos alunos com as iniciais do nome A e B, terça-feira, dia 28, é a vez dos nomes começados por C e até à letra F. Já na quarta, dia 29, são os alunos com nomes começados por G e até K, no dia seguinte ( quinta-feira, 30) de L a M e no último dia, 1 de outubro, de N a Z.
“Não é preciso vir com antecedência para ser atendido. Basta estar no local até 10 minutos antes da hora marcada. Os estudantes devem aguardar a vez na zona de espera, fora dos portões do Estádio”, esclarece a instituição.
Nesta nova fase da vida de milhares de alunos e famílias, o Conselho de Veteranos da UC fez questão de saudar os novos estudantes com uma mensagem. “Nos seus mais de 700 anos de história já foram muitos os que por estas margens do Mondego cresceram o seu conhecimento e atiçaram o fogo da sua juventude deixando a sua marca na cidade e no país! Durante o próximo ano letivo irão ficar conhecer os costumes e tradições da nossa ínclita Universidade. Explorem Coimbra, conheçam a sua história, oiçam a sua Canção, descubram as suas Repúblicas, participem nos Grupos Académicos e dignifiquem o nosso negro, assim como as vossas fitas irão dignificar o vosso futuro gabinete! E que nunca se esqueçam que a Capa de Coimbra é o único objeto que sendo negro, ilumina!”, lê-se numa publicação no Facebook que termina com um tradicional “FRA!”

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade