Coimbra
Caloiros de Medicina na Latada em Coimbra: “Estou a passar as melhores semanas da minha vida”

A cidade de Coimbra recebeu os novos estudantes de Medicina com a tradicional Festa das Latas, que marca o início da vida académica na Universidade. O Notícias de Coimbra falou com alguns caloiros e doutores, que partilharam a emoção e a surpresa dos primeiros dias na cidade.
Entre os caloiros, Marta, de Viseu, Gabriela, de Viana do Castelo, e Kevin, de Lagos, destacaram a adaptação e a hospitalidade da cidade. “Entrei em Coimbra e estou muito, muito feliz, não trocaria por nada neste mundo. É uma surpresa super agradável e estou a passar as melhores semanas da minha vida”, confessou Marta.
Gabriela revelou que a ideia de estudar em Coimbra surgiu recentemente: “A minha ideia inicial era ir para o Porto, porque a minha irmã estudou lá, mas quando entrei em Coimbra adorei. Estou mesmo a amar.” Kevin, por sua vez, afirmou que Coimbra sempre foi a sua primeira opção: “Desde sempre gostei das energias que a cidade transmite. Não me arrependo de nada.”
PUBLICIDADE
Os doutores, responsáveis por acolher os caloiros e ajudá-los a integrar-se na vida académica, também participaram da conversa. Gabriela de Oliveira, Bárbara de Ponte Lima e Rick Carvalho destacaram a importância de transmitir a tradição e a vivência académica: “O nosso objetivo é que eles sintam Coimbra como casa, como sentimos nós”, disse Gabriela. “Damos alguns conselhos baseados na nossa experiência, para que eles possam aproveitar ao máximo esta fase da vida.”
Sobre a festa, os doutores brincaram com o calor do dia: “A cidade é mais pequena do que o ano passado, mas está a ser gira. E não são nós que fazemos a festa, são os calores!”, disseram, arrancando risos.
Enquanto os caloiros se adaptam à vida universitária, a música de Sam The Kid animava o palco, reforçando a atmosfera de celebração e receção na cidade de Coimbra, que acolhe os futuros médicos com entusiasmo e tradição.
PUBLICIDADE