Saúde

Cães em risco! “Salsichas envenenadas” assustam donos em Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 22-08-2025

Imagem: Hospital Veterinário Montenegro/ Instagram

O Hospital Referência Veterinária Montenegro, no Porto, lançou um alerta sobre a presença de alimentos envenenados em passeios da cidade.

Por fora, parecem salsichas comuns, mas no interior contêm um produto tóxico capaz de matar animais de estimação caso não haja intervenção clínica imediata.

Segundo o hospital, citado pelo ZAP, houve um aumento de casos nas últimas semanas. Nesta segunda-feira, um cão morreu após ingerir o alimento, e outro animal precisou ser internado dois dias depois, mas sobreviveu graças à intervenção veterinária. “Nestas duas últimas semanas, temos registado um aumento de casos, sobretudo nesta última”, afirmou Luís Montenegro, do hospital. A maioria dos animais afetados são cães, sendo os gatos casos residuais.

PUBLICIDADE

O hospital está disponível para colaborar com as autoridades em eventuais investigações. Até o momento, a Polícia de Segurança Pública não recebeu denúncias formais relacionadas com este tipo de intoxicação, mas a Câmara Municipal do Porto confirmou conhecimento de um caso e encaminhou-o para investigação criminal. A Polícia Municipal iniciou ações de fiscalização em resposta aos alertas.

Luís Montenegro reforça a necessidade de cautela por parte dos donos de animais: “Andar com trela e sob vigilância no passeio é fundamental. A atenção redobrada pode salvar vidas.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE