Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cães e tutores contentes com o novo Parque Canino de Coimbra (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-05-2021

O Parque Canino Municipal de Coimbra já abriu e os cães que o estrearam mostraram  aprovação do espaço, assim como os seus donos, ou tutores. Em 1200 metros quadrados, foi construído entre a avenida Elísio de Moura e a rua Monsenhor Alves Brás, “num local até aqui ermo” revela o municipio.

PUBLICIDADE

A ideia deste espaço de lazer canini surgiu no âmbito de uma proposta vencedora da segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra. A autarquia decidiu ir além do proposto e assumiu a requalificação do espaço público envolvente, criando assim novos caminhos pedonais numa área mais alargada para passeio e lazer dos visitantes.

 

Coimbra já tem um parque exclusivamente dedicado à socialização e exercício dos cães. O Parque Canino Municipal é um projeto que surge no âmbito de uma proposta vencedora da 2.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, da autoria de Catarina Lopes Serra, com um investimento previsto de 50.000 euros.

O investimento global no projeto acabou por ascender a 120.000 euros, pois a autarquia decidiu ir além do proposto e assumiu a requalificação do espaço público envolvente, através da criação de caminhos pedonais, área de passeio, lazer e instalação de iluminação pública,para utilização deste novo local por um público mais alargado.

PUBLICIDADE

Num local até aqui ermo, entre a avenida Elísio de Moura e a rua Monsenhor Alves Brás, existe agora este parque canino, com uma área total de 1200m2, dividida num espaço de 800m2 para cães de grande porte e outro de 400m2 para cães de pequeno porte.

O parque está equipado com vários elementos, tais como bebedouros para cães, dispensadores de sacos, recipientes para dejetos e placa informativa das regras de utilização. Foram ainda colocados equipamentos para cães grandes, como barreira de saltos, com três alturas distintas, prancha, sobe e desce e gincana com nove postes; e para cães pequenos, aro para saltos, túnel canino 2000 madeira, prancha e sobe e desce.

O espaço é totalmente fechado por uma vedação metálica com 1,50m de altura, e nas frentes em que confina com o caminho pedonal está afastado em cerca de 3m, interpondo-se entre o caminho e o parque canino uma faixa verde plantada com sebes arbustivas e árvores de sombreamento. Esta sebe permite maior separação visual exterior/interior, evitando potenciais conflitos entre os animais.

Os dois espaços de recreio canino são sombreados por árvores, as quais foram protegidas por uma vedação em madeira de 3x3m, assegurando desta forma o seu pleno desenvolvimento sem agressões provocadas por elevada concentração de urinas, distúrbios do sistema radicular por escavação ou pisoteio. Complementarmente, foi colocado um elemento de sombreamento do tipo pérgula, em madeira, e vários bancos em betão para usufruto dos donos dos animais.

Foram também colocados bancos no exterior do parque, assim como um bebedouro, de modo a que este local possa ser usufruído pela restante população. Foi ainda instalado um sistema de rega gota-a-gota nas árvores e nos arbustos, de rega por aspersão na zona semeada, e, ainda, uma boca de rega que pode ser usada para higienização. Foi igualmente contemplada uma drenagem da caixa de areão.

Recorde-se que a 2.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. Foram registados 6491 votos, que elegeram os quatro projetos vencedores, que representam um investimento municipal de 490 mil euros nestas ideias que visam contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de todos os que habitam ou visitam o concelho de Coimbra.

Nota ainda para o facto de nas três edições já realizadas do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, que se iniciou em 2018, estar previsto um investimento que já ascende a 1,1M€.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com