Coimbra

Cadeiras do Curso de Vida da Matobra vão ajudar Lar Girassol

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-11-2016

“As Cadeiras do Curso de Vida da Matobra” é o nome do projecto que a conhecida empresa de Coimbra escolheu para assinalar os seus 50 anos de actividade. 

PUBLICIDADE

A Prabitar é uma das empresas que aderiu à iniciativa da Matobra

A Prabitar é uma das empresas que aderiu à iniciativa da Matobra

Dando continuidade a uma tradição de apoio a diversas instituições de carácter social da cidade, a Matobra está a organizar um “leilão” de cadeiras a favor do Lar Girassol.

As cadeiras estão expostas até 11 de novembro  no Alma Shopping, dia em que será feita a venda solidária das cadeiras, com a verba angariada a reverter totalmente a favor do Lar Girassol.

PUBLICIDADE

A iniciativa é apadrinhada pelo futebolista Eder, ex-residente no Lar, e teve início com o desafio da Matobra a 100 entidades e/ou pessoas de referência na história da empresa para que transformassem uma das cadeiras que integram o seu “Curso de Vida” (simbolicamente representadas por uma verdadeira cadeira) num objecto com uma identidade própria.

Desta iniciativa surgirá uma outra, que perdurará para o futuro, com a criação do Clube dos Padrinhos do Girassol. A Associação não terá órgãos sociais, nem quotas nem jóia e tem como finalidade prestar apoio às crianças e jovens do Lar Girassol. Aos padrinhos caberá meter “cunhas” pelos afilhados, arranjar-lhes estágios profissionais, arranjar-lhes emprego e tudo o mais que se mostre adequado às funções de um padrinho perante o afilhado. O clube só poderá ser extinto quando não houver crianças abandonadas.

PUBLICIDADE

publicidade
José Carlos Martins e Marta Rio-Torto, responsáveis pela iniciativa

José Carlos Martins e Marta Rio-Torto, responsáveis pela iniciativa

Atingido o marco histórico dos 50 anos, não haveria melhor forma de celebrar o feito do que com o envolvimento daqueles que nos permitiram chegar a este momento, salienta José Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração da Matobra.

Foi porque, repetidamente, viram na Matobra a escolha certa que amigos e parceiros permitiram construir a nossa história. Com eles aprendemos a fazer mais e melhor, fizemos “Escola” e em cada um deles tivemos um mentor e a sua respectiva “cadeira” ou, dito de outro modo, disciplina. Assim nasceu a ideia para o nosso desafio, que simbolicamente convidava os nossos amigos a transformarem uma das 100 cadeiras distribuídas por nós (todas iguais – vazias e amorfas) em objectos com uma identidade própria, adianta o administrador da Matobra.

José Carlos Martins acrescenta: o entusiasmo deles foi grande e daí resultarem estas Obras de Arte, que temos o orgulho de vos apresentar, e que em conjunto representam a Universidade que Luiz Ramos, o nosso fundador,  frequentou.” José Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração da Matobra.

Segundo a Matobra,  o resultado ultrapassou as expectativas iniciais, seja em criatividade, empenho, capacidade de transformação e de concepção para além do óbvio.

As cadeiras foram pintadas, escritas, decoradas, acrescentadas, serradas, voltadas ao contrário, penduradas, transformadas noutros objectos e de tal forma modificadas que se tornaram em objectos de identidade própria, surpreendentes, peças de montra.

E entre os seus autores, para além de instituições e empresas de referência na cidade, estão figuras bem conhecidas da praça pública como:

A cadeira do actor Virgilio Castelo

A cadeira do actor Virgilio Castelo

-Individualidades: Rosa Mota, Garett McNamara, José Avillez, Ruben Rua, Margarida Pinto Correia, André Sardet, Agostinho Almeida Santos, Chakall, Helena Isabel, Virgílio Castelo, Luís de Matos, Miguel Araújo, Inês Santos, José Agualuza, Pedro Carvalhas e José Pedro Cândido.

uc

Instituições e Empresas: Câmara Municipal de Coimbra, Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Cliper Cerâmica, Grupo Média Centro, Diário de Coimbra, Revigrés, Sanitana, Roca, Grés Panaria, Oli, Hotéis Vila Galé, A. Batista de Almeida, Matobra, Dep. Arquitectura da Universidade de Coimbra, NARC, MRG, Plural, San José, Ascendum, GALP, Prabitar, Região Turismo do Centro, Direcção Regional de Cultura do Centro, AAC-OAF, Klados, Marfer, Civilria, Bomcar, IN9espaço, Delta Cafés, Centro Cerro, Recer, Cinca, Lusorem, Grupo Fapricela, Pascoal, Critical Software, Lar Girassol, Lugrade, Hievila, Cadimarte, Madeira e Madeira, Frijobel, Licor Beirão, Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Fassa, Mapei, Ramos Catarino, Manuel Rebanda Pereira Monteiro & Associados, Grohe, Resilience, Italbox, Góis, Manuel Domingues & Associado, Quintão, Anlorbel, Vasco da Gama/Praxis, Caixa Crédito Agrícola de Coimbra, Imobiliária Patrocínio Tavares, Adega Cooperativa de Souselas, Fucoli, Lar S.Martinho, Primus Vitória, Dominó, Pedroso e Osório, Aldeco, Universidade de Coimbra, JPaiva, Estabelecimento Prisional de Coimbra, Socevi, Clínicas Leite, Aleluia, Keracol, Colaboradores da Matobra, Barros e Moreira, Weber, Diocese de Coimbra, Rui dos Leitões – Restaurante, Manuel Júlio – Restaurante, Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra, Gatos Urbanos, Móvel Antigo e M.Coutinho.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE