Cidade

Cabo Verde quer apoio de Coimbra na candidatura da Morna a património mundial da UNESCO

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-06-2016

 

PUBLICIDADE

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, pretende que Coimbra apoie a candidatura da morna, género musical e de dança tradicionais daquele arquipélago, ao estatuto de Património Mundial da Humanidade conferido pela UNESCO. “Coimbra pode ter um papel importante e de apoio”, afirmou Ulisses Correia e Silva, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), onde foi recebido pelo presidente da edilidade, Manuel Machado.

cabo

PUBLICIDADE

“Antes de levarmos o processo à UNESCO temos de fazer uma divulgação forte”, procurando “o envolvimento de artistas e de pessoas ligadas às artes”, acrescentou Ulisses Correia. Dentro deste âmbito, o governante citou o surgimento do CD “Viagens pelo imaginário na Morna”, do músico e compositor cabo-verdiano Vasco Martins, que foi lançado no passado dia 10, na Feira Cultural de Coimbra. Recorde-se que a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia foram classificadas, há cerca de três anos, património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Antes da sua recente eleição como primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva foi presidente da Câmara da Praia e presidente da Comissão Executiva da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), entre 2012-2014.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua opinião, a recente entrada de Coimbra para esta organização “criou mais-valia ao nível da UCCLA”. Trata-se ainda, conforme referiu, de uma “cidade de encantos”, que tem tido um papel de relevo na formação de quadros cabo-verdianos.

A seguir à CMC, seguiu-se, na agenda do primeiro-ministro cabo-verdiano, a visita a uma empresa de Coimbra da área da Saúde que, conforme o que referiu Ulisses Correia e Silva, poderá vir a construir um hospital de referência em Cabo Verde. O chefe do Executivo demonstrou total recetividade para acolher empresas de Coimbra que queiram investir no seu país. “Temos toda a abertura para estabelecer boas colaborações, quer a nível municipal, quer a nível governamental”, salientou.

Por seu turno, Manuel Machado evidenciou e agradeceu o facto de Ulisses Correia e Silva ter escolhido Portugal para a sua primeira visita ao estrangeiro e de ter incluído Coimbra no roteiro. O presidente da CMC destacou também o relacionamento entre Coimbra e Cabo Verde nos domínios do Ensino, Medicina e Cultura, os laços económicos e a geminação com a cidade do Mindelo.

Entre a comitiva do primeiro-ministro de Cabo Verde contavam-se ainda, entre outras personalidades, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Ministro da Defesa, Luís Filipe Lopes Tavares, o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e a embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Madalena Neves. Entre os membros do executivo da CMC, marcaram presença a vereadora da Cultura, Carina Gomes, e o vereador da Habitação, Francisco Queirós.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE