Conecte-se connosco

Cidade

Cabo Verde em Coimbra

Publicado

em

A Orquestra Clássica do Centro realiza domingo, dia 12, em Coimbra um concerto dedicado à música caboverdiana, integrado nas comemorações dos 40 anos da independência do país, com composições de Vasco Martins e interpretação de Mário Lúcio.

programa últimos dias Enc CV - Cópia dois

Mário Lúcio Sousa, músico e escritor, e atualmente Ministro da Cultura de Cabo Verde, estará em Coimbra para receber o Prémio Literário Miguel Torga, que conquistou com o romance inédito “Biografia do Língua”.

Nesse concerto, integrado no programa de entrega do galardão pela Câmara de Coimbra, Mário Lúcio, acompanhado da OCC, interpretará “Morna e Cítara”, que compôs, e foi orquestrada por Vasco Martins.

Trata-se de uma composição singular, e inovadora no género da Morna, a canção nacional caboverdiana. É a única que se conhece com dois acordes, em que o compositor, além da temática da mestiçagem (crioulo), também pensou na Índia e no ‘tampura’, instrumento tradicional indiano.

O concerto insere-se no “Encontros com a Cultura Caboverdiana”, que decorre desde o passado dia 3 e até o próximo dia 15, em que a OCC e demais promotores – Núcleo de Coimbra da Associação Maense em Portugal (organização de originários da Ilha do Maio, em Cabo Verde), Associação de  Estudantes Cabo-Verdianos de Coimbra, Grupo de Apoio aos Doentes Evacuados em Coimbra e um grupo de cidadãos caboverdianos residentes em Portugal – se associam às comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde.

Com ele pretende-se divulgar aos cidadãos de Coimbra e Região Centro a música, a dança, a gastronomia, a literatura e singularidades das gentes e lugares, através de exposições, concertos, eventos multimédia e lançamento de obras.

Domingo, após receber o prémio literário nos Paços do Município de Coimbra, Mário Lúcio Sousa profere uma conferência intitulada “Tempo”, no Pavilhão Centro de Portugal, sede da Orquestra Clássica do Centro (OCC), que antecede o concerto, marcado para as 18:30.

As composições interpretadas pela orquestra remetem para ambiência e os géneros musicais caboverdianos, uma caraterística da obra sinfónica de Vasco Martins, um multifacetado compositor, instrumentista, musicólogo e escritor, que também compõe música tradicional, eletrónica, jazz, para guitarra clássica, flauta e piano.

O concerto abre com “Quatro notas na cidade”, para clarinete e orquestra, inspirada nos pregões das peixeiras da cidade do Mindelo, geminada com Coimbra, a que se segue “Nataraja”, para violino e orquestra, com os sons da Índia, “Nuvens d’Nordeste & Poetas”, para violão improvisado e orquestra de cordas, a remeter para as constelações de nuvens nas ilhas, e “Morna e Cítara”.

O vulcão da Ilha do Fogo, e os ritmos das suas gentes, inspiram “Coleicha”, extrato da Sinfonia nº 2 “Erupção”, outra das obras do concerto, que se completa com “O Momento Presente”, para piano improvisado e orquestra de cordas, com modos da música berbere que simbolizam o deserto vulcânico, e Sinfonia nº 7 “Estrela da Manhã”, que celebra o início da manhã, e os momentos espirituais do compositor nas caminhadas do alvorecer pela ilha.

“O Momento Presente”, com Vasco Martins ao piano, foi estreada em Maio na cidade do Mindelo, durante a digressão da OCC para participar no primeiro aniversário da Orquestra Nacional de Cabo Verde, de que é membro fundador, por convite do Ministro da Cultura.

O programa do dia 12, domingo, completa-se com o Brinde à Afetividade e Morabeza, em que serão degustadas algumas iguarias dos dois países.

CONCERTO

 MOMENTO PRESENTE 

ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO 

VASCO MARTINS 

MÁRIO LÚCIO

MAESTRO ANTÓNIO SÉRGIO FERREIRA 

O programa do dia 12, domingo, completa-se com o Brinde à Afetividade e Morabeza, em que serão degustadas algumas iguarias dos dois países.

Programa do Concerto 

‘Quatro notas na cidade’

‘Nataraja’

Nuvens d’Nordeste & Poetas

‘Morna e Cítara’ de Mário Lúcio .

‘Coleicha’, extrato da Sinfonia nº 2 ‘Erupção’“O Momento Presente’

  Sinfonia nº 7 ‘Estrela da Manhã

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com