Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cabeça Alta reviveu tradição da matança do porco

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-01-2017

No dia 27 de janeiro, cerca de uma centena de sócios, amigos e entidades participaram no tradicional almoço de convívio da reconstituição da matança do porco à moda antiga na Associação Recreativa da Cabeça Alta – ARCA, na freguesia do Seixo, concelho de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

unnamed (3)
Presente na iniciativa, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia do Seixo de Gatões, José Manuel Madaleno, elogiou “o dinamismo da ARCA” e, com palavras de reconhecimento “aos órgãos sociais, aos sócios e a todos aqueles que colaboram com a associação”, destacou: “É muito importante realizar atividades que mostrem as nossas tradições e que, ao mesmo tempo, sirvam para promover o convívio”.
Para o presidente da direção da ARCA, Silvino Madaleno, “este é sempre um dia de festa, tal como era antigamente nas nossas aldeias e é sempre com muito gosto que fazemos este dia que honra a memória dos nossos antepassados e que mostra também aos mais novos como eram as vivências de todos nós”.
A iniciativa, que se realiza há uma década, começou bem cedo não tendo faltado o “café da panela com beiloses”, as “águas de aquecimento intensivo “, o “bacalhau assado de pé” e as “febras e miudezas”.

 

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (4)
Após o almoço de serrabulho, os convivas tiveram à disposição muita animação com o grupo de concertinas “Seca Adegas de Venda da Gaita”, de Pedrogão Grande, e o programa, regado com “aguaceiros”, continuou com o “cozido da matança” e “caldos”, terminando com “arroz de pica no chão e bengalas”.
Com vem sendo hábito, a organização disponibilizou um serviço de carro-de-mão ao domicílio, de modo a transportar até casa algum conviva tenha, por ventura, sentido alguma indisposição com as “águas de aquecimento intensivo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com