Coimbra

Cabeça Alta revisita tradições

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-02-2015

A Associação Recreativa da Cabeça Alta (ARCA), no concelho de Montemor-o-Velho,  voltou, no sábado passado, dia 31 de janeiro, a relembrar as tradições da freguesia do Seixo, com a reconstituição de uma tradicional matança do porco. Várias dezenas de sócios, amigos e entidades colaboraram nas diversas partes do cerimonial e deliciaram-se com as iguarias.

PUBLICIDADE

arca
Recordando a importância das matanças para a economia familiar e local, o presidente da Câmara, Emíio Torrão, elogiou a iniciativa da ARCA “que continua a preservar as nossas tradições  e a transmiti-las para as novas gerações”.

Visivelmente satisfeito com a “adesão da população da freguesia à iniciativa”, Paulo Chaves, presidente da ARCA, salientou que “para além dos participantes ajudarem a comer o porco, eles ajudam também a fazer a festa, desde a preparação do porco à confeção da comida!”

PUBLICIDADE

A matança começou bem cedo com um borbulhante “chá da panela” a fazer as honras da casa, seguido, “à hora do abafo” do porco, de um reconfortante bacalhau assado. Depois de “dependurado o bicho”, saltaram para os assadores as febras e outras miudezas. Para ajudar à “sustância”, o menu contou com o tradicional almoço de sarrabulho da matança.

De tarde, o festim gastronómico continuou “conforme os apetites” e os “aguaceiros”. “Prá noitinha”, o cozido da matança com os “caldos do cozido” e o “arroz de pica no chão” fizeram as delícias dos participantes e fecharam o evento com chave de ouro.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE