Coimbra

Bussaco: Sónia e as Profissões e Avô Cantigas são cabeças de cartaz do festival Catrapim

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-05-2019
Sónia e as Profissões e Avô Cantigas são os cabeças de cartaz da 3ª edição do Catrapim – Festival de Artes para Crianças, o maior evento artístico realizado numa Mata Nacional, que este ano será dedicado à sustentabilidade ambiental e preservação da natureza, com o tema “Floresta feliz”.
 
Durante dois dias (29 e 30 de junho), a Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada) promete encher-se de milhares de crianças e adultos que poderão assistir a espetáculos de teatro, música, magia, marionetas, showcooking, malabarismo, palhaços, poesia, pinturas faciais, jogos e muita animação. Tudo com entradas gratuitas.
 
De acordo com a organização do Catrapim – Fundação Mata do Bussaco e Câmara Municipal da Mealhada -, que este ano conta com o apoio da The Navigator Company, o festival de artes terá oito palcos dispersos pela floresta, diversas animações de rua e uma série de jogos a decorrerem entre as 14h30 e as 19h.
Para além dos espetáculos do Avô Cantigas, dia 29 de junho (sábado), às 18h, e, no dia seguinte, à mesma hora, de Sónia e as Profissões (protagonizado por Sónia Araújo, a conhecida apresentadora do programa da manhã da RTP1), o cartaz do Catrapim contará também, em ambos os dias, durante toda a tarde, com a presença dos “Irmãos Esferovite”, uma aventura musical e circense de uma banda de quatro palhaços que contam histórias disparatadas sobre o quotidiano e que oferecem sonhos em troca de sorrisos. 
 
Noutro palco, junto aos jardins do Palácio do Bussaco, a Cinderela e o Pinóquio irão mostrar os seus dotes para a música, cantando as mais belas canções do imaginário infantil.
 
A companhia de teatro Mandrágora irá apresentar um espetáculo de marionetas inspirado na envolvência da serra do Bussaço. As preocupações pela proteção da floresta, pela preservação da fauna e da flora são o foco principal da história. É um espetáculo em que a música ao vivo e as marionetas se fundem numa ode à natureza e a tudo o que ela tem de belo.
 
Mais ao lado ficará a Atrapalh’Arte, uma companhia de teatro bastante (re)conhecida do público infantil, e o Zé Mágico, com os seus truques que deixam crianças e adultos boquiabertos e “com a cabeça a andar à roda”.
 
Nas Portas de Coimbra, um dos locais mais mágicos e emblemáticos da Mata Nacional do Bussaco, o escritor e animador infantil André Madaleno irá contar histórias e estórias aos mais pequenos, num jeito muito peculiar que o tem tornado famoso entre as crianças. Também ali, as crianças poderão participar num showcooking a cargo dos professores do curso de cozinha da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, e da doceira Tia Lídia.
 
As Portas de Coimbra serão também palco para a companhia Trincheira Teatro, que irá apresentar uma peça em que a figura principal será Rafa, uma criança da cidade, que encontra uma folha de jornal amassada no chão que lhe revela que o último marco de correio vai deixar de existir. 
 
O que é um marco do correio? Para que serve? A que cheira uma carta? E, se ainda existe, onde mora esse último marco do correio? Com um bloco na mão e esperança nos olhos, Rafa parte à descoberta: arregaça as mangas da imaginação e, de peripécia em peripécia, constrói o seu próprio caminho, repleto de aventuras, viagens loucas de autocarro, novas amizades, brincadeiras e sustos, riscos e coragem.
 
Nas Portas de Coimbra ficará o grande espaço The Navigator Company, denominado “Dá a mão à floresta”. Esta é seguramente uma das principais novidades/atrações da 3ª edição do Catrapim, que promete encantar os mais pequenos.
 
A The Navigator Company irá apresentar uma série de jogos e entretenimentos, já testados com enorme êxito noutros eventos em território nacional, que passam pela Moldura da Floresta (um espaço onde as crianças podem tirar uma fotografia e personalizar uma moldura única com elementos DMF), Árvore de Diversões (uma árvore muito especial, onde cada folha é uma diversão para desenhar ou colorir), Nutre a Árvore (jogo onde cada criança atira três arcos de forma a colocá-los à volta da árvore. As cores dos arcos representam as necessidades básicas das plantas: terra, água e sol), Corrida da Floresta (corrida de estafetas na qual as crianças podem participar com outros meninos ou com os pais), Ramos Perdidos (jogo inspirado no tradicional Mikado, com paus gigantes a simbolizar ramos de árvore), Roda da Sorte (um divertido jogo que oferece brindes DMF).
 
Para além dos jogos The Navigator Company/“Dá a Mão à Floresta”, o Catrapim disponibilizará, em vários pontos da floresta do Bussaco, outros jogos didáticos, sendo que estes são integralmente feitos com madeira de algumas das mil árvores que caíram aquando da tempestade Leslie, no dia 13 e outubro e 2018. “Transformou-se uma adversidade numa oportunidade”, salienta a organização do festival de artes.
 
Para facilitar o transporte de pessoas entre o Palácio do Bussaco e as Portas de Coimbra, um comboio lagarta circulará, durante as duas tardes do festival, sem quaisquer custos para os utilizadores. De resto, o acesso do público aos oito palcos dos espetáculos e a todos os jogos é também gratuito.
 
A organização do Catrapim, para evitar a entrada massiva de veículos motorizados no interior da Mata Nacional do Bussaco, sugere ao público que estacione as suas viaturas junto às Portas de Sula (no local das habituais comemorações da Batalha do Bussaco, fora da Mata, na zona poente) e utilize gratuitamente os miniautocarros que irão circular, entre as 13h30 e as 19h30, no percurso Portas de Sula-Catrapim-Portas de Sula). Em alternativa, o público poderá fazer o percurso, devidamente sinalizado, a pé (cerca de 10 minutos com grau médio de dificuldade). 
 
Para além de uma zona de comidas e bebidas, o festival Catrapim terá também uma pequena feirinha/mercado com produtos regionais.
 
Recorde-se que cada criança poderá levantar um passaporte, no balcão de informações do evento, e se chegar ao final da tarde com o documento todo carimbado (sinal de que participou em vários jogos), terá direito a um interessante brinde The Navigator Company. 
 
Esperam-se dois dias de pura euforia nos espetáculos de palco e através das diversas animações e atividades disponíveis na floresta do Bussaco, garantindo a todas as crianças e aos seus familiares momentos muito especiais e repletos de alegria na presença de algumas das personagens do seu imaginário infantil. 
 
 
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE