Coimbra

Buscas por pescadores desaparecidos retomadas na manhã de segunda-feira

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-10-2013

As buscas para encontrar dois pescadores desaparecidos na sequência do naufrágio da embarcação “Jesus dos Navegantes”, ocorrido na sexta-feira, próximo da Figueira da Foz, vão ser retomadas ao início da manhã de segunda-feira.

PUBLICIDADE

A previsão de forte agitação marítima deverá impedir o envolvimento de meios aéreos e marítimos na operação, que poderá, assim, ficar limitada à intervenção de meios terrestres, admitiu o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado.

Tanto a corveta Baptista de Almeida, como o salva-vidas, meios que têm estado envolvidas nas buscas, desde sexta-feira, poderão, no entanto, entrar em ação em qualquer momento se for julgado conveniente e as condições do mar permitirem, sublinhou aquele responsável.

PUBLICIDADE

Hoje as buscas foram iniciadas ao princípio da manhã e prolongaram-se até cerca da das 17:30, estando envolvidos nos trabalhos, além daqueles meios marítimos, um helicóptero da Força Aérea e meios terrestres da Polícia Marítima, dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz e da Cruz Vermelha.

Depois de, pelas 15:00 de hoje, ter dado à costa um destroço com dimensões significativas (cerca de cinco metros de comprimento) da quilha do “Jesus dos Navegantes”, outro destroço, de dimensões ainda maiores e correspondente à popa, convés e casario da embarcação, deu também à costa ao meio da tarde, em consequência da subida da maré e da forte agitação marítima.

PUBLICIDADE

publicidade

A embarcação com 15 metros de comprimento, registada na Póvoa do Varzim, naufragou na sexta-feira ao fim da tarde à saída da barra da Figueira da Foz, tendo sido resgatados com vida cinco tripulantes.

Um dos cinco pescadores resgatados com vida morreu no sábado, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, enquanto os outros quatro tiveram alta médica na sexta-feira, depois de assistidos no hospital da Figueira da Foz.

O corpo de um dos três desaparecidos no naufrágio foi localizado e recuperado pelo helicóptero da Força Aérea no sábado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE