Política

Buscas ao PSD debatidas na Assembleia da República

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 19-07-2023

As buscas policiais na sede do PSD e na residência do ex-líder social-democrata Rui Rio vão ser debatidas esta quarta-feira na conferência de líderes parlamentares, por iniciativa do presidente da Assembleia da República.

PUBLICIDADE

Em debate estará a alegada utilização indevida de verbas públicas para os gabinetes dos grupos parlamentares com pessoal em funções na sede do partido que levou a Polícia Judiciária a mobilizar cerca de uma centena de inspetores para um conjunto de 20 buscas, que incluíram a casa de Rui Rio e a sede nacional do PSD em Lisboa.

O inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa, por suspeitas dos crimes de peculato e de abuso de poder, gerou indignação entre alguns sociais-democratas, como Rui Rio, que acusou o Ministério Público de intromissão na atividade política e pediu uma reforma da Justiça.

PUBLICIDADE

publicidade

Augusto Santos Silva considerou que as buscas e os contornos da operação policial são “suficientemente importantes” para que o assunto seja discutido pelos líderes parlamentares, até porque a atividade do parlamento “depende crucialmente da atividade dos partidos políticos e da liberdade da organização e ação política dos partidos políticos”.

O PS já se disponibilizou para clarificar a lei que regula os gastos da verbas públicas pelos partidos político e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veio a público dizer que os grupos parlamentares são órgãos dos partidos e do parlamento, referindo que estudou esta matéria no plano jurídico.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE