Coimbra

Burlas: Cuidado com Professores, Videntes e Curandeiros!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-03-2016

A PSP de Coimbra registou, no último ano, 490 situações criminais relacionadas com diversos tipos de burla.

PUBLICIDADE

coimbra-parque-verde-1-832x468

O advento das tecnologias e a potencialização das suas funcionalidades permitiram que as burlas online tenham vindo a assumir um maior destaque.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a PSP, as burlas mais comuns são aquelas que têm a ver com o comércio electrónico, arrendamento para férias e o uso indevido de cartão de crédito alheio.

Por outro lado, aproveitando a fragilidade das vítimas, as burlas continuam a ter um forte impacto nas pessoas com idades mais avançadas.

PUBLICIDADE

A técnica utilizada mantém-se: a ludibriação das vítimas consegue-se através de discursos convincentes e eloquentes, boa aparência ou fazendo-se passar por familiares/conhecidos.

Os burlões também se apresentam como sendo videntes, professores, curandeiros ou astrólogos, no sentido de obterem a confiança pretendida.

Atendendo a isto a PSP relembra e aconselha: Nunca confiar cegamente em alguém, apenas por se apresentar de forma convincente e bem vestido; Nunca confiar em propostas/esquemas que ofereçam dinheiro fácil ou descontos absurdos; Nunca se deve dar informações sobre a vizinhança, amigos ou familiares a estranhos (rotinas, morada, parentesco, profissão, bens, etc);  Nunca permitir a entrada de estranhos em casa; Não fornecer dados pessoais na internet; Quando estiver em dúvida não hesite em contactar a PSP

As sete burlas mais frequentes nos últimos anos têm sido: Falsa herança ou doação; Falsos peditórios; Falsos videntes;  Burla da troca de notas; Falso amigo/familiar; Falsos funcionários; Burlas online.

A Polícia de Segurança Pública recorda que o crime de burla (artigo 217º do Código Penal) é punido com pena de prisão até três anos ou multa. Para haver procedimento criminal é necessário formalizar queixa.

Ao receber queixas no âmbito do crime de burla,  a PSP de Coimbra inicia o respetivo processo criminal, no sentido de identificar os autores do crime, tendo no último ano investigado mais de 250 processos criminais.

No que concerne à prevenção, a PSP de Coimbra efectuou 65 ações de sensibilização durante o ano transacto junto da população sénior.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE