Crimes

“Burla dos Dólares Negros” explora a ambição e ingenuidade das vítimas

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 26-07-2023

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, realizou ontem três buscas domiciliárias na região da Grande Lisboa, no decurso das quais procedeu à detenção de um indivíduo suspeito da prática do crime de burla qualificada, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP/Porto.

PUBLICIDADE

Esta operação insere-se numa investigação que visa um grupo de pessoas que se vem dedicado à prática de burlas, vulgarmente identificadas “Burlas dos Dólares Negros”, fazendo-se passar por investidores africanos que pretendem investir no setor imobiliário em Portugal.

Para o efeito, os suspeitos contactaram pequenos empresários a quem propuseram reuniões de negócio em hotéis, no decurso das quais apresentaram propostas de investimentos, expondo, em paralelo, produtos e equipamentos com os quais seria possível produzir novas notas a partir das notas de Euro correntes que lhes fossem entregues.

PUBLICIDADE

Quando as vítimas entregaram os valores em notas de euro que lhes foram solicitadas a titulo de investimento, os suspeitos desapareceram apoderam-se desses valores, deixando as vitimas lesadas em alguns milhares de Euros.

Este Modus Operandi, que explora a ambição e ingenuidade das vítimas, está amplamente divulgado sendo do conhecimento das autoridades há vários anos, mas continua a fazer vítimas, existindo outras investigações em curso por factos idênticos em todo o território Nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

O detido, um homem de 39 anos de idade, será presente hoje no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para interrogatório e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE