Crimes

Burla da “mala dos milhões”: Falsos diplomatas propunham negócios imobiliários

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 28-10-2023

A Polícia Judiciária deteve dois homens, com 54 anos, por fortes indícios da prática de crime de burla qualificada. Ambos se dedicavam a uma prática criminosa, vulgarmente designada por “mala dos milhões”.

PUBLICIDADE

Segundo a nota da PJ, “os suspeitos apresentaram-se como colaboradores ou representantes de investidores ou diplomatas que propuseram à vitima negócios imobiliários, alegando que possuíam milhões de dólares numa mala diplomática, que teria de ser levantada no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mediante o pagamento de uma coima às autoridades aduaneiras, num montante superior a cem mil euros”.

Convenceram a vítima de que se tratava efetivamente de dinheiro licito que os alegados investidores ou diplomatas iam aplicar nos alegados negócios, que pretendia concretizar com eles, pelo que reuniu grande parte do montante da coima, crendo que seria reembolsada em dobro e concretizaria os negócios imobiliários prometidos, adianta o comunicado.

PUBLICIDADE

Foi conduzida pelos suspeitos até às imediações das instalações do aeroporto onde entregou 100 mil euros, tendo o alegado diplomata, juntamente com um dos detidos, que se apresentou como funcionário do aeroporto, entrado naquelas instalações, onde se vieram a apropriar do dinheiro que distribuíram entre si, saíndo pouco depois, informando a vítima de que já tinham pago a coima e que deveriam encontrar-se novamente no dia seguinte para proceder ao levantamento da mala, o que nunca veio a ocorrer.

A investigação incidiu sobre factos ocorridos em abril deste ano.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da detenção dos dois suspeitos, a Policia Judiciária realizou também diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias.

Os dois detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo um deles ficado sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE