Bucho de Arganil com Farturas em Lisboa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-10-2017

Ciente de que a Gastronomia, como acto de cultura, abrange múltiplas componentes e de que a defesa do Bucho de Arganil deve ser o farol orientador e não redutor, a Confraria do Bucho de Arganil vai promover o lançamento do livro com o título “Farturas: Doce de Lisboa – O Contributo da Beira-Serra”.

PUBLICIDADE

1-Frente

Esta obra, que é da autoria do jornalista e confrade António Quaresma Ventura e prefaciada pelo jurista, e também confrade, António Pires de Carvalho, tem como objectivo esclarecer o modo como obscuros beirões, naturais dos concelhos de Tábua e de Arganil, conseguiram em finais do século XIX institucionalizar uma actividade industrial que hoje tem dimensão nacional.

PUBLICIDADE

Por isso, o lançamento irá ocorrer em Lisboa, no próximo dia 22 de Outubro, cidade onde tudo começou e junto dos conterrâneos que são dignos continuadores da gesta desses heroicos beirões.

Este acontecimento insere-se no programa do XI Capítulo da Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil, realização que uma vez mais visa também objectivos solidários na medida em que a receita reverterá a favor da APPACDM de Arganil.

PUBLICIDADE

publicidade

Os associados e conterrâneos que estiverem interessados em deslocar-se a Lisboa, devem fazer a necessária inscrição até ao próximo dia 18 de Outubro (contactos:  961555335 / 968933522), sendo a viagem em autocarro que sairá de Arganil às 07.00 horas (junto ao Café do Teatro).

O programa do XI Capítulo será iniciado às 10.00 horas na Casa do Concelho de Góis, onde será feita a recepção às Confrarias convidadas, com um “Bucho de Honra”. Segue-se uma intervenção do confrade Manuel Fernandes (tributo ao associativismo), e o lançamento do livro sobre a história das Farturas. Logo após será organizado o desfile das Confrarias em direcção à Casa da Comarca de Arganil, acompanhado pelo Grupo de Concertinas da desta colectividade.

Após o almoço de confraternização, terá lugar uma tarde recreativa e cultural com o título “Evocação de Arganil”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE