Coimbra

Buçaco Sement Event

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-11-2013

A Fundação Mata do Buçaco vai analisar a propagação de espécies autóctones, a valorização e “renaturalização” de espaços degradados e o controlo de espécies exóticas invasoras na terceira edição da iniciativa Sement Event.

PUBLICIDADE

A iniciativa, que decorre entre 23 de novembro a 01 de dezembro, tem como duplo propósito a comemoração do Dia Nacional da Florestal Autóctone e a apresentação das atividades desenvolvidas ao longo do ano no âmbito do Projecto BRIGHT – Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, apoiado pelo Programa LIFE+/Biodiversidade.

O programa do Sement Event centra-se em temáticas sobre as quais os trabalhos do projeto se têm debruçado.

PUBLICIDADE

Segundo um comunicado da Fundação Mata do Buçaco, localizada na Mealhada, a iniciativa inclui atividades gratuitas, mas de inscrição obrigatória, dirigidas ao envolvimento de diversos públicos nos trabalhos de conservação da Mata Nacional.

Ações de voluntariado, uma exposição sobre as mais de cem espécies de cogumelos existentes na Mata do Buçaco e um passeio e uma oficina para toda a família sobre esta temática, uma formação sobre controlo de espécies invasoras, atividades para instituições de solidariedade social, escolas e turistas, um passeio fotográfico e ainda um seminário técnico e sessões públicas integram o evento.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa inclui ainda um segundo seminário sobre conservação de habitats autóctones e controlo de espécies exóticas invasoras, que decorrerá ao longo do fim de semana de 30 de novembro e 01 de dezembro e inclui como apresentações painéis com atualização dos trabalhos de controlo e conservação promovidos pela Fundação Mata do Buçaco e resultados das monitorizações promovidas pela Universidade de Aveiro.

Neste seminário, haverá ainda um painel dedicado aos problemas adicionais gerados pelo ciclone de janeiro e discussão de possíveis linhas de intervenção, com a presença de um técnico dos serviços florestais belgas, que vai apresentar as estratégias adotadas por aqueles serviços para resposta a problemas idênticos ocorridos na Mata Nacional Forêt de Soignes, nas imediações de Bruxelas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE