Região

Brincadeira não tem idade. O projeto que está a revitalizar idosos na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 08-08-2025

Desde abril deste ano, as aldeias de Pampilhosa da Serra têm sido palco de uma experiência transformadora, que tem proporcionado momentos muitos especiais à população mais velha. Chama-se Eira da Brincadeira Sénior e é muito mais do que um conjunto de atividades: é um movimento de vida, protagonizado por cerca de 80 seniores de 10 grupos dispersos pelo concelho, no âmbito do projeto CLDS 5G Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Inspirada na metodologia da Eira da Brincadeira que já conquistou as crianças e jovens do concelho, através das Atividades de Enriquecimento Curricular e dos programas de férias de verão, esta versão sénior dá continuidade à missão de fazer da brincadeira uma ferramenta de construção comunitária.

PUBLICIDADE

“Como achamos que não há uma idade limite para deixar de brincar, lançámos também este desafio a todos os seniores do concelho, que aceitaram o repto e estão a brincar à sua imagem”, frisou a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Tomé, explicando que a ideia é promover o princípio fundamental da Eira da Brincadeira: “fazer com que os participantes convivam, se conheçam melhor e realizem atividades conjuntas que os deixem genuinamente felizes. É isso que queremos com os mais pequenos e com os mais velhos”.

Na Eira, as decisões tomadas são soberanas: os participantes reúnem-se regularmente em Assembleia para decidir, em conjunto, o que querem fazer, como e quando. O resultado é um leque diversificado de momentos memoráveis que enriquecem a vida coletiva das aldeias. Em muitos casos, como na Eira da aldeia da Ponte de Fajão, a iniciativa está a deixar marcas visíveis na valorização do espaço público, dado que o grupo decidiu fazer pequenas obras na aldeia, ações de limpeza, arranjo de canteiros, entre outros.

Convívios, piqueniques partilhados, provas de chás, jogos diversos ou o “despertar” de tradições antigas, são apenas algumas das muitas atividades dinamizadas até agora nas diversas Eiras, num ambiente sempre marcado pela boa disposição, partilha e sentido de pertença.

Mas um dos momentos mais emocionantes desta jornada tem sido a ponte entre gerações. As crianças da Eira da Brincadeira enviaram cartas aos seniores, nas quais descreveram com entusiasmo as suas próprias experiências e manifestaram o desejo de os conhecer e receber nas suas atividades. Um gesto simples, mas profundamente simbólico, que abre caminho para novas oportunidades de encontro entre Eiras e gerações, mostrando que, quando se brinca em conjunto, seja em que idade for, constrói-se mais do que memórias: constrói-se uma comunidade.

Depois da pausa de verão, as atividades da Eira Sénior regressam no mês de setembro para mais uma odisseia de novas aventuras, desafios, descobertas e, sobretudo, vontade de envelhecer com muita brincadeira e união.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE