Mundo

Brasileiras protestam contra veto de Jair Bolsonaro à oferta de produtos menstruais

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-10-2021

Dezenas de mulheres protestaram nas ruas do Rio de Janeiro na quarta-feira contra o veto do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, à distribuição gratuita de pensos higiénicos e tampões para cidadãs em condições de vulnerabilidade social.

PUBLICIDADE

As manifestantes reuniram-se ao final da tarde na Praça da Cinelândia, tradicional local de protestos no centro da cidade, onde criticaram a “falta de sensibilidade” do mandatário.

Exibindo cartazes e algumas delas usando instrumentos musicais, exigiram que o veto seja derrubado e pediram a saída de Bolsonaro do poder.

PUBLICIDADE

“Temos um Presidente que está contra isso, que não ajuda, que só tira o básico à população. Estamos retrocedendo, é algo sem precedentes”, disse à agência espanhola Efe Susana de Oliveira, de 47 anos.

Durante o protesto, as manifestantes também doaram diversos tipos de produtos menstruais para as mulheres mais necessitadas.

PUBLICIDADE

publicidade

Na semana passada, Bolsonaro vetou parte de um projeto de lei aprovado pelo Parlamento que previa a entrega gratuita de produtos como pensos higiénicos e tampões para mulheres em situação de vulnerabilidade social, como as que vivem nas ruas, as presidiárias ou adolescentes de famílias com baixos rendimentos e que estudam em escolas públicas.

O projeto faz parte de um amplo pacote de leis para promover a saúde menstrual no país, onde uma em cada quatro meninas já parou de ir à escola por não poder comprar um penso higiénico, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pelos cálculos do Senado, o projeto beneficiaria cerca de 5,6 milhões de brasileiras, pelo que o veto presidencial gerou uma onda de críticas de setores políticos e sociais, que classificaram a resposta de Bolsonaro como “absurda”.

“O veto quase integral de Bolsonaro ao Projeto de Lei dos absorventes [pensos higiénicos] é um atentado à dignidade das meninas e das mulheres mais vulneráveis. Todos têm que se posicionar contra este absurdo”, escreveu nas suas redes sociais a deputada Tabata Amaral, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e coautora da proposta.

Bolsonaro, por sua vez, justificou que foi “obrigado” a vetar partes da medida porque não foi especificada a origem dos recursos financeiros para o projeto, justificação que foi duramente criticada pelos legisladores e até por alguns aliados do mandatário.

No meio da forte repercussão negativa que o veto casou, o Governo informou posteriormente que iria “reavaliar” a “viabilidade” da distribuição de pensos higiénicos, tampões e outros produtos sanitários.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE