Mundo

Brasil investiga barco à deriva com dezenas de corpos na Amazónia

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 13-04-2024

Autoridades brasileiras encontraram um pequeno barco à deriva com cerca de duas dezenas de corpos, que se presumem ser de refugiados do Haiti, no estado do Pará, localizado na Amazónia, informou hoje a Polícia Federal.

PUBLICIDADE

Segundo o jornal O Liberal, citado pela agência noticiosa Efe, que relata conclusões preliminares de um comissário da polícia local, há cerca de 20 corpos em avançado estado de decomposição e suspeita-se que possam ser “refugiados do Haiti”, país que vive uma grave crise política, social e económica.

Uma equipa da Polícia Federal, que inclui um grupo de especialistas do Distrito Federal de Brasília, deslocou-se ao local para “descobrir quem eram as pessoas que estavam no barco” através de protocolos de identificação de vítimas de desastre.

PUBLICIDADE

“O número, a nacionalidade ou a causa da morte das vítimas ainda são desconhecidos”, afirmou a corporação, em comunicado.

O barco foi encontrado na região conhecida como Salgado, no nordeste do Pará, onde existem diversas reservas protegidas e habitadas principalmente por comunidades tradicionais que vivem da pesca, das atividades artesanais e da pesca do caranguejo.

PUBLICIDADE

publicidade

A Polícia Federal do Brasil indicou na nota que está a investigar o caso “em colaboração com vários organismos de segurança pública” do Pará, que apontou ao jornal que poderá tratar-se de um naufrágio.

Pescadores alertaram as autoridades ao se aperceberem do barco à deriva perto da cidade de Bragança, no estado do Pará, disse um porta-voz da Polícia Federal, citado pela agência France-Presse, especificando que a investigação deve confirmar o número exato de vítimas e as suas identidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE