Coimbra

Quer assistir à Brama dos Veados?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-10-2016

Nos últimos meses, as hastes do veado do Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, estiveram a crescer. Agora atingiram o seu tamanho máximo!

PUBLICIDADE

veado

Neste período de tempo, as hastes foram cobertas por uma epiderme de veludo que as protegeu e irrigou durante o crescimento.

PUBLICIDADE

Chegando ao tamanho máximo (que cresce uma bifurcação a mais por cada ano que passa) este veludo seca e parte óssea fica exposta.

Durante o mês de Setembro e Outubro, decorre a época de acasalamento nesta espécie, também conhecida por época da brama!

PUBLICIDADE

publicidade

Este período advém o nome dos penetrantes bramidos que os veados machos emitem durante dia e noite, que servem para afastar e ameaçar outros machos competidores mas também para darem a conhecer a sua presença às fêmea que habitam o seu território.

Quando dois machos se encontram e ambos se querem exibir, podem ocorrer lutas entre eles, utilizando as hastes e emitindo bramidos.

No Parque Biológico, o exuberante macho já tem o seu harém, no entanto, é frequente ouvirem-se os bramidos entre ele e os machos mais jovens.

Durante o mês de Outubro tem oportunidade de observar estes comportamentos no Parque Biológico. Aproveite bem o momento que pode ser mágico.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE