Portugal

“Bónus”na reforma. Veja aqui quanto pode ganhar a mais

Notícias de Coimbra | 32 minutos atrás em 08-09-2025

As reformas de setembro vão começar a ser pagas esta segunda-feira, 8 de setembro, e traze um bónus extraordinário, pelo segundo ano consecutivo, que varia entre 100 e 200 euros.

Este suplemento, pago uma única vez, vai custar cerca de 400 milhões de euros ao Estado e beneficiará mais de dois milhões de pensionistas, correspondendo a aproximadamente 90% dos reformados em Portugal.

O bónus será atribuído aos pensionistas por invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de Segurança Social, bem como aos pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência da Caixa Geral de Aposentações e aos da banca. No caso destes últimos, o pagamento do suplemento será feito apenas a partir do dia 19 de setembro.

PUBLICIDADE

O valor do bónus depende do escalão da pensão: os pensionistas com pensões até 522,50 euros recebem 200 euros, sendo este o valor mais elevado e aplicável à maioria dos beneficiários; aqueles com pensões entre 522,50 e 1.045 euros recebem 150 euros; e os que aufiram entre 1.045 e 1.567,50 euros têm direito a 100 euros.

Este suplemento não ficará sujeito a retenção na fonte, pelo que os beneficiários receberão o valor integral.

No entanto, será considerado na declaração de IRS do próximo ano como rendimento extra, estando sujeito a tributação.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE