Vamos

Bonifrates com Intermitências da morte no centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 07-03-2023

Nesta terça-feira, a Cooperativa Bonifrates volta a apresentar, no Teatro-Estúdio Bonifrates (Casa Municipal da Cultura), às 21.30 a peça “As intermitências da morte”, baseada no romance homónimo de José Saramago, com adaptação teatral de João Maria André e encenação de João Paulo Janicas.

PUBLICIDADE

Este espetáculo insere-se nas comemorações do centenário da Biblioteca Municipal e os utentes com cartão de leitor têm acesso gratuito a esta sessão.

A peça dá conta de como a morte suspende a sua atividade e depois volta a retomá-la, mas com aviso prévio, com todas as consequências sociais, políticas e religiosas.

PUBLICIDADE

A encenação, como diz João Paulo Janicas “é atravessada por estas ideias fortes: a realidade, a aparência, a metamorfose – isso que a televisão se especializou em servir-nos em tela e tapume, como a luz aos prisioneiros na caverna de Platão; a persistência da vida, de que a robustez da pedra não é senão um arremedo – posto que a terra tremendo há de cindi-la, a água corrente amaciá-la e um viajante ver-se-á recostado nela para, então, finalmente, repousar.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE