Coimbra

Bombeiros testam resposta operacional com Basófias 2022 no Mondego

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-02-2022

A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) realizou, esta tarde, o Exercício “Basófias 2022”, que simulava um incêndio numa embarcação no Rio Mondego, junto à Ponte de Santa Clara. O exercício teve como objetivo testar a resposta operacional dos bombeiros do concelho de Coimbra nestas valências. O exercício foi acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, que tem competências delegadas nas áreas da Proteção Civil e Bombeiros.

PUBLICIDADE

O exercício, que juntou a CMBSC com os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, simulou o combate a um incêndio na casa das máquinas da embarcação “O Basófias”, que transportaria 10 turistas e dois tripulantes, que foram resgatados da água. No teatro de operações estiveram 55 operacionais das três companhias de bombeiros, 16 viaturas e três embarcações.

Para além do resgate das vítimas e da extinção do incêndio na embarcação, o exercício testou, também, o acolhimento e triagem das vítimas resgatadas, a prestação do socorro pré-hospitalar com simulação de transporte para unidade hospitalar de referência e a busca subaquática de uma vítima desaparecida.  

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Desta forma, o exercício permitiu abranger diversas áreas de atuação dos bombeiros, que têm de estar em permanente estado de prontidão para enfrentar vários cenários, desde o combate a incêndios à intervenção em meio aquático, através dos 27 mergulhadores de que dispõe na equipa de resgate e salvamento aquático. 

PUBLICIDADE

O exercício “Basófias 2022” pretendeu, assim, testar a resposta operacional dos bombeiros do concelho de Coimbra nestas valências, através de um exercício de nível operacional e tático, planeado pela CMBSC.O exercício foi acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, que tem competências delegadas nas áreas da Proteção Civil e Bombeiros. O vereador recordou o exercício de dezembro de 2021 que testou a resposta num acidente com matérias perigosas e deu nota que este tipo de exercícios será de repetir com mais frequência, uma vez que o Município e os Bombeiros Sapadores “estão atentos e com uma política de prevenção muito forte”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE