Coimbra

Bombeiros resgatam vítimas no Rio Mondego. Calma, foi apenas um teste

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-06-2024

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) realizou esta quarta-feira, 12 dia de junho, no Rio Mondego, junto ao Clube Náutico de Remo e ao Clube do Mar, um exercício de simulação de um resgate aquático na sequência de um acidente com quatro embarcações de recreio que provocou 12 vítimas.

PUBLICIDADE

O exercício contou com a participação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes.

O exercício “Brizo 2024” pretendeu “avaliar e preparar as equipas de bombeiros para situações reais de emergência em meios aquáticos, mais concretamente para a prontidão e segurança no resgate de vítimas em acidentes aquáticos”, realçou o vereador Carlos Lopes.

PUBLICIDADE

Um exercício que visa preparar os operacionais e a gestão de ocorrências mais complexas, melhorando o seu desempenho face à resolução dos sinistros. Uma oportunidade única para o treino das equipas e para a transferência de experiência e conhecimentos na sequência deste tipo de exercícios.

“O exercício consistiu na colisão de duas embarcações de desporto e lazer no meio do Rio Mondego. Esta situação originou 12 vítimas, que estavam nas embarcações”, contou o comandante dos Sapadores, Paulo Palrilha.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O alerta foi dado por um popular, às 15:00, ao Comando Sub-Regional de Coimbra via 112 e foi imediatamente encaminhado para a CBSC, com a nota de que existiam vítimas em dificuldade, algumas sem conseguir alcançar as margens do rio.

O exercício teve como missão a busca e salvamento das vítimas do acidente e o respetivo resgate com transporte para unidade hospitalar, tendo sido realizado, em primeiro lugar, o socorro aquático dos náufragos prioritários. Foram resgatadas e estabilizadas 10 vítimas e realizou-se um resgate subaquático às outras duas vítimas.

Estiveram envolvidos neste simulacro um total de 25 operacionais, 14 da CBSC, cinco da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, quatro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes e dois polícias municipais. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE