Portugal

Bombeiros resgatam cadela bebé presa num buraco

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 21-08-2023

O vídeo é emocionante e não se consegue ficar indiferente à tamanha emoção que se viveu quando os Bombeiros de Barcelos resgataram, no domingo, dia 20 de agosto, uma cadela bebé do interior de um buraco no meio das rochas, na freguesia de Franqueira.

PUBLICIDADE

A gravação do resgate foi divulgada nas redes sociais, pela associação de proteção animal, “Orelhas Sem Dono” que relatou a situação, uma vez que a cadela “necessitava de ajuda, principalmente porque tinha bebés”.

Na manhã de domingo, os voluntários da associação deslocaram-se novamente ao local onde se aperceberam que “estava a mancar de uma das patinhas, com dores e que não conseguia andar”.

PUBLICIDADE

“Medrosa, fugiu de nós e enfiou-se num buraco. Saímos do local, e aguardamos que sozinha saísse de lá. No entanto, no início da tarde, verificámos que não tinha saído porque simplesmente não conseguia e encontrava-se a chorar, sem conseguir encontrar forma de sair e a angústia por ela cresceu”, conta a Orelhas sem Dono, acrescentando que foi feito um pedido de ajuda aos bombeiros que “se mostraram totalmente solidários e interessados em ajudar esta bebé desde o primeiro segundo”.

Após “quase três horas de trabalho árduo a escavarem uma possível saída para esta pequena”, os operacionais concluíram o resgate com sucesso.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi demorado porque o animal “cada vez mais se infiltrava no subsolo”, no entanto, os bombeiros mostraram-se resilientes e “o resultado veio, por fim, com sucesso”, tendo o animal sido “finalmente resgatado em segurança”.

De seguida, a patuda foi transportada para Clínica Veterinária da Avenida para ser observada e socorrida.

Por fim, a associação deixa um agradecimento aos bombeiros envolvidos na ocorrência – Filipe Louro, André Miranda e Marco Paulo.

“De forma exemplar e com grande espírito de sacrifício, não abandonaram nem diminuíram esta ocorrência e trataram-na com a dignidade suficiente para não desistirem de salvar mais uma vida. Para nós, são autênticos heróis e merecedores de todos os louvores por parte deste município de Barcelos e dos seus residentes”, pode ler-se na publicação na sua página de Facebook.

O próximo passo da Orelhas Sem Dono é dar um nome à bebé, pedindo aos internautas que os ajudem a escolher.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE