Coimbra

Bombeiros Municipais da Lousã lançam coletânea “Histórias de Bombeiros”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-04-2020

Os Bombeiros Municipais da Lousã lançaram, na passada segunda feira, o primeiro episódio da coletânea “Histórias de Bombeiros”.

PUBLICIDADE

Esta coletânea pretende dar voz a alguns daqueles que fizeram parte da História do Corpo de Bombeiros Municipais da Lousã.

PUBLICIDADE

O primeiro episódio foi dedicado a António Lopes, Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e Cidadão de Mérito do Concelho, que faleceu em abril de 2019, tendo as filmagens sido realizadas poucos meses antes do falecimento desta figura de referência dos Bombeiros da Lousã. 

Ao longo de cerca de 6 minutos é possível ouvir algumas histórias e mensagens marcantes de António Lopes, que, até aos seus últimos dias, referiu sempre que seria um “cavalo da frente” na defesa de pessoas e bens.

PUBLICIDADE

publicidade

Funcionário da Autarquia, integrou o Corpo de Bombeiros da Lousã em 1948. O seu percurso foi, também, o do amor ao próximo, o da vontade de servir. 

É um exemplo de dedicação e de longevidade para todos os Bombeiros, com um espírito que manteve inalterado ao longo de décadas, que o fez manter-se sempre ligado à Corporação.

A sua dedicação, esforço e empenho culminou na atribuição da mais alta condecoração dos Bombeiros portugueses e que foi o Crachá de Ouro, em 1 de maio de 1999.

Sendo um Bombeiro de reconhecidas qualidades pessoais e profissionais, por diversas ocasiões foi chamado a exercer o cargo de Comandante Interino.

Pelo seu percurso, pela admiração que a comunidade sempre manifestou pelo Bombeiro António Lopes, a 24 de junho de 2001, recebeu a Medalha de Mérito Concelhio atribuída pela Câmara Municipal da Lousã. 

O Corpo de Bombeiros irá, ao longo dos próximos meses, lançar novos episódios desta coletânea que pretende perpetuar na memória coletiva testemunhos de pessoas que marcaram a história desta Instituição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE