Primeira Página

Bombeiros de Coja recordam “heróis” que deram a vida no combate às chamas

Notícias de Coimbra | 13 minutos atrás em 15-09-2025

Os Bombeiros Voluntários de Coja recordam hoje, 15 de setembro, os seus camaradas Patrícia e Pedro que perderam a vida no combate a um incêndio florestal no concelho de Arganil.

A tragédia ocorreu em setembro de 2012, durante o combate a um incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Barril de Alva, concelho de Arganil. A viatura em que seguiam com outros colegas despistou-se e acabou cercada pelas chamas. Patrícia faleceu no local do acidente, enquanto Pedro, gravemente ferido, viria a falecer seis dias depois, a 21 de setembro, na unidade de queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

O país e a comunidade local ficaram em choque com o sucedido. A sua dedicação e coragem foram amplamente reconhecidas, tendo o então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, atribuído a ambos, a título póstumo, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro – Grau Ouro, com distintivo azul

PUBLICIDADE

As palavras do despacho oficial recordam Pedro Brito como um cidadão “dotado de elevadas qualidades pessoais”, cuja vida foi marcada por um “empenho notável ao serviço da comunidade”. Já Patrícia Abreu é lembrada pelo seu “espírito voluntarioso, competente e afável”, e pelo exemplo que deu “na nobreza do voluntariado”.

A corporação de Coja, os familiares e a comunidade continuam a manter viva a sua memória

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE