Coimbra

Bombeiros de Brasfemes doam ambulância à Ucrânia

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-03-2022
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes (AHBVB) doou uma ambulância, equipada com diverso material de saúde e proteção individual, para a Ucrânia.
 
O veículo, que saiu esta manhã do quartel de Brasfemes, seguirá para a Ucrânia, em conjunto com uma outra ambulância dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, na próxima segunda-feira, confirmou ao Notícias de Coimbra Acácio Monteiro, presidente da direção da AHBVB.
 
A doação foi feita no âmbito de uma iniciativa promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que contempla o envio de outras ambulâncias, nomeadamente de Freamunde, Mangualde, Entre-os-Rios e Tabuaço. A ambulância de Brasfemes foi entregue ao ucraniano, que também tem nacionalidade portuguesa e integra a organização Army SOS, Maksym Bohun. 
 
Além da Ambulância de Transporte de Doentes, que segundo Acácio Monteiro, foi alvo “de uma revisão completa” antes de ser enviada, os Bombeiros de Brasfemes doaram material de saúde para adultos e crianças, como compressas, máscaras de oxigénio, pensos, viseiras, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, entre outros. Para equipar os congéneres da Ucrânia foram também enviados dois capacetes, 12 pares de luvas, 12 casacos e dois pares de botas, para combate a incêndios urbanos. 
 
“A ambulância está impecável”, afirmou Acácio Monteiro, explicando que ao abrigo da legislação em vigor para servir a corporação o veículo teria de ser adaptada o que implicaria custos adicionais para a AHBVB. “De certeza que faz mais falta lá do que aqui, porque neste momento felizmente temos outras ambulâncias”, acrescentou, dizendo que a decisão foi tomada de forma unânime. 
 
A LBP está também a dinamizar a campanha “Um Capacete para os Bombeiros da Ucrânia” com a recolha de capacetes, fatos de proteção e caixas de primeiros socorros, entre outros, e mantém-se em contato com as autoridades diplomáticas da Ucrânia em Portugal, tendo já estabelecido como ponto de chegada das doações a cidade polaca de Zamosc.
 
 

PUBLICIDADE

O comandante Horácio Ferreira, o vice-presidente dos Bombeiros de Brasfemes, António Cordeiro, Maksym Bohun e a esposa na entrega da ambulância

 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE