Conecte-se connosco

Região

Bombeiros da Mealhada e Pampilhosa recebem equipamento de desinfeção covid-19

Publicado

em

Os Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa receberam da empresa Certoma máquinas de desinfeção covid-19 para uso próprio e prestação de serviços à população. 

A entrega dos equipamentos decorreu na passada sexta-feira na sede da empresa, na Mealhada. “Há um ano atrás não era expectável que a pandemia covid-19 subsistisse, apesar da vacinação, mas os números e as restrições não param de aumentar. Decidiu assim a administração da Certoma oferecer às citadas corporações máquinas de desinfeção de espaços para aplicação de peróxido de hidrogénio vaporizado que, conforme a orientação 014/2020 da DGS, é o procedimento recomendado para todos os locais onde possam ter existido pessoas contaminadas”, lê-se numa nota enviada ao NDC.

As máquinas são usadas “na desinfeção de áreas de isolamento e/ou em grandes espaços (cinemas, restaurantes, centros comerciais, cantinas, escolas, entre outros) onde possam ter ocorrido casos de COVID-19 ou eventual disseminação, pode recorrer-se ao método de desinfeção por vapor de peróxido de hidrogénio, através da aquisição de uma máquina e produto próprio. Esta desinfeção é feita depois da limpeza prévia e só pode ser realizada com a área vazia (sem ninguém presente).”

A Certoma, representante oficial da Rentacs em Portugal, efetuou desinfeções gratuitas onde solicitada, nomeadamente infantários e escolas locais, mas, não sendo a prestação de serviços a sua atividade, foi entendimento oferecer os equipamentos aos bombeiros que podem efetuar o serviço, de forma gratuita ou remunerada, conforme seja o seu entendimento, e proceder à desinfeção de ambulâncias que transportem doentes, muitos deles contaminados, assim como habitações.

O processo de desinfeção com base na vaporização de peróxido de hidrogénio é uma operação feita a seco, simples e rápida, onde nada fica molhado ou húmido. A ação do Jet Fogger para desinfeção é calculada em função da volumetria das divisões. Não necessita de fazer cálculos. Os bombeiros da Mealhada e da Pampilhosa dispõem de equipamentos laser para cálculo da volumetria.

Uma ambulância demorará 7 segundos a receber a vaporização e 15 minutos de portas fechadas até nova utilização, de forma a dar tempo de atuação. Numa divisão acima de 30m2 bastarão 60 segundos. O equipamento em causa está também preparado para o combate à legionela.

O preço unitário dos equipamentos oferecidos é de €5.485 + IVA. Na gama Rentacs há equipamentos de menor e maior porte.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link