Região

Bombeiros assistidos durante combate a incêndio na Lousã

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 08-08-2023

O incêndio entre as áreas de Framilo e Casal de Ermio, no concelho da Lousã, entrou em fase de resolução por volta das 18:30.

PUBLICIDADE

As chamas deflagraram numa zona florestal, por volta das 14:30, desta terça-feira, 8 de agosto. No entanto, foi registada uma outra ignição que surge depois das 15:00, mas “no sentido contrário” e “foi preciso encaminhar outros recursos”, contou aos jornalistas Ricardo Fernandes, vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal da Lousã, que fez o ponto de situação sobre o incêndio.

Existe ainda “registo de três bombeiros assistidos devido à inalação de fumo e exaustão”, informou.

PUBLICIDADE

O fogo, que lavrou mais de três horas, dificultou o trabalho dos operacionais devido às condições meteorológicas que não eram favoráveis, como a questão da humidade e do vento, mas “graças à intervenção musculada dos operacionais foi possível dominá-lo”, salientou o autarca.

 

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador refere que tiveram mais de 300 operacionais com cerca de 9 meios aéreos no combate às chamas. Estão também no terreno “duas máquinas de rasto com mais duas em trânsito para fazer o trabalho de contenção”, acrescenta.

Agora os “trabalhos são de vigilância, quer durante a noite como nos próximos dias”, explica Ricardo Fernandes.

Graciete Henriques e António Lucas são um casal lousanense, mas vivem em Alverca há 54 anos. Vêm sempre que podem à sua terra natal e apanharam um grande susto com o incêndio que ameaçou a sua casa,

A investigação para perceber como o fogo começou cabe agora à Polícia Judiciária.

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC com o ponto de situação do fogo com Ricardo Fernandes, vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal da Lousã:

Veja o vídeo do NDC com o casal da Lousã a relatar o que viveu quando viu o fogo:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE