Mundo

Bombeiro luso-americano morre em incêndio num cargueiro atracado nos EUA

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 07-07-2023

Dois bombeiros, entre eles um luso-americano, morreram, e outros cinco ficaram feridos num incêndio que deflagrou num navio de carga atracado no porto de Newark, nos Estados Unidos, disseram autoridades locais na quinta-feira.

PUBLICIDADE

“Hoje choramos dois irmãos que deram tudo de si. Ambos grandes homens que fariam qualquer coisa pelos seus amigos e família”, escreveu nas redes sociais a Associação Luso-Americana de Bombeiros.

Augusto Acabou, o bombeiro luso-americano que perdeu a vida no incêndio, tinha 45 anos e a sua família era oriunda do distrito de Aveiro, segundo o jornal Luso-Americano.

PUBLICIDADE

O navio, de bandeira italiana, estava carregado com mais de mil veículos no momento em que o incêndio deflagrou.

Quando os bombeiros chegaram ao porto de Newark, na noite de quarta-feira, vários veículos já estavam em chamas no 10º andar do cargueiro, mas rapidamente se espalharam pelos andares superiores.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a intensidade das chamadas, os bombeiros foram empurrados pelo calor intenso e dois deles acabaram por se perder da restante equipa, disse o chefe dos bombeiros de Newark, Rufus Jackson, em conferência de imprensa na quinta-feira, quando o fogo ainda lavrava.

Os bombeiros inicialmente não conseguiram encontrar os dois colegas, que viriam a morrer. Empresas de resgate externas de todo o estado de Nova Jérsia foram chamadas ao local e Augusto Acabou, de 45 anos, e Wayn Brooks Jr., de 49 anos, acabaram por ser encontrados e removidos da estrutura, mas já sem vida.

Em comunicado, a empresa proprietária do navio Grande Costa d’Avorio indicou que a tripulação ativou imediatamente os procedimentos de extinção de incêndio a bordo e o serviço de combate a incêndios local foi alertado, desencadeando uma resposta imediata que foi crucial para conter a propagação das chamas.

A companhia também disse que nenhum carro elétrico ou carga perigosa estava a bordo do navio, e que nenhum derrame de combustível foi detetado, assim como a estabilidade do navio não foi comprometida.

A causa do incêndio ainda não é conhecida, mas as autoridades já abriram investigações.

“Os nossos corações estão pesados, enquanto lamentamos a perda de dois bombeiros de Newark que fizeram o maior sacrifício no cumprimento do dever”, disse o governador de Nova Jérsia, Phil Murphy, em comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE