O “Bolo Rei Escangalhado – Moinho Novo”, de Tentúgal, foi distinguido como o “Melhor dos Melhores” no 14º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português, realizado no dia 21 de outubro pelo CNEMA em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assumiu a direção do evento.
Este Bolo Rei, de cor dourada e formato retangular, é produzido a partir de uma massa lêveda recheada com doce de ovos e frutos secos, decorado com amêndoa palitada, destacando-se pela qualidade e sabor únicos.
O concurso tem como objetivo premiar, promover e divulgar o Bolo Rei Português, valorizando a preservação do património gastronómico nacional e reconhecendo os produtores que mantêm elevados padrões de qualidade na confecção desta tradição culinária.
PUBLICIDADE
No que diz respeito à medalha de ouro, a pastelaria Moinho Novo foi premiado pelo seu Bolo Rainha: Um bolo coroado com formato anelar e cor dourada conquistou o primeiro lugar. Produzido com massa lêveda e decorado com frutos secos, destaca-se pela textura macia e sabor delicado.
Quem leva medalhas de prata, foi A Pousadinha, Moinho Novo e Tertúlia Popular.
Bolo Rei Tradicional – A Pousadinha: A mistura da doçura das frutas cristalizadas com o crocante dos frutos secos e a leveza da massa proporciona uma experiência sensorial única.
Bolo Rei – Tertúlia Popular: Produto festivo em forma de coroa, com massa lêveda especial e adornado com frutas cristalizadas, mantendo a tradição natalícia.
Bolo Rainha – Pastelaria Briosa: Exterior brilhante e dourado acastanhado, levemente polvilhado com açúcar em pó, evocando a neve da época.
Bolo Rei Escangalhado – A Pousadinha: Bolo de aspeto escangalhado, que combina o crocante dos frutos secos com a doçura húmida do doce de ovos, fios de ovos e gila.
Quanto às de bronze, ganhou a Pastelaria Briosa, Visconde, Moinho Novo, Tertúlia Popular e A Pousadinha.
Bolo Rei – Pastelaria Briosa: Exterior dourado com pequenos montinhos de açúcar e aroma ligeiro à mistura de bebidas.
Bolo Rei – Pastelaria Visconde: Massa fofa com recheio generoso de frutas cristalizadas.
Bolo Rei – Moinho Novo: Massa lêveda decorada com frutos secos e frutas cristalizadas.
Bolo Rainha – Pastelaria Visconde: Massa fofa com abundante recheio de frutos secos.
Bolo Rainha – Tertúlia Popular: Variante sem frutas cristalizadas, mantendo a forma tradicional de coroa.
Bolo Rainha – A Pousadinha: Coberto com frutos secos, preservando a forma de coroa.
Bolo Rei Escangalhado – Tertúlia Popular: Variante festiva em forma de trança, com chila e doce de ovos.
Bolo Rei Escangalhado – Pastelaria Briosa: Bolo de forma rectangular, com golpe superior que lhe confere aparência de desmanchar.
Bolo Rei Escangalhado – Pastelaria Visconde: Massa fofa com recheio de frutos secos, cristalizados e gila.
Na categoria de Inovação, o Bolo Rei de Sonho da Moinho Novo ganha. Uma criação inovadora, recheada com doce de abóbora e nozes e coberta com pequenos sonhos recheados. Muito húmido e aromático, conquistou os jurados pela originalidade.
A lista completa dos premiados pode ser consultada aqui.
PUBLICIDADE