Universidade

Boaventura Sousa Santos “acusado” de assédio na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-04-2023

Um livro sobre assédio na academia, publicado numa editora internacional, faz acusações de assédio e violência sexual a membros do Centro de estudos Sociais da Universidade de Coimbra”,  escreveu o Diário de Notícias na sua edição online.

PUBLICIDADE

“Três ex-alunas relatam retaliações e assédios de Boaventura Sousa Santos, antigo diretor do Centro de Estudos Sociais (CES), do seu braço-direito (Bruno Sena Martins) e dos órgãos internos da instituição da Universidade de Coimbra, adianta a Sábado.

À SÁBADO, o atual diretor do CES defende colega (e amigo) e diz que nunca houve queixas, mas quer criar comissão para averiguar. Boaventura Sousa Santos em silêncio. Bruno Sena Martins nega tudo à SÁBADO”. Boaventura Sousa Santos não atendeu o telefone à revista nem respondeu aos emails. “Enviámos-lhe as perguntas também por WhatsApp, que visualizou, mas não respondeu”, escreve o jornalista.

PUBLICIDADE

O atual diretor do CES, António Sousa Ribeiro, diz à SÁBADO que o artigo “é explícito em relação a situações e nomes”, reconhecendo tratar-se de Boaventura Sousa Santos, que no artigo é identificado como “Star Professor” (professor estrela), e de Bruno Sena Martins (o “Aprendiz”).

Garante ainda nunca ter recebido qualquer queixa, “formal ou informal, relativa a Boaventura Sousa Santos ou Bruno Sena Martins”. “Surpreende-me o que é relatado. Não tenho conhecimento”.

PUBLICIDADE

publicidade

Intitulado Sexual Misconduct in Academia – Informing an Ethics of Care in the University (Má conduta sexual na Academia – Para uma Ética de Cuidado na Universidade), o livro descreve acontecimentos ocorridos numa instituição que, não sendo nomeada – as organizadoras do volume assumem na introdução a opção pelo anonimato das instituições e pessoas referidas – é facilmente identificada, até por ser a única em comum no percurso das três autoras, como sendo o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, conta o Diário de Notícias.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE