Coimbra

“Boa Aventura era não haver assédio” entoam estudantes em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 07-11-2023

Em Coimbra duas dezenas de estudantes do ensino superior manifestaram-se, na tarde desta terça-feira, 7 de novembro, contra o assédio moral e sexual nas instituições, exigindo uma academia segura e inclusiva.

PUBLICIDADE

Os alunos concentrados no Largo D. Dinis empunhavam cartazes onde se lia: “Boa Aventura era não haver assédio”; “Propinas não pagam assédio”; “Não quero ser mais uma estatítica”; “O meu corpo não é público”.

PUBLICIDADE

Os protestos, que ocorreram também em Lisboa e Braga, foram convocados pelo movimento “Academia Não Assedia” , em Coimbra juntou-se a esta luta a Comunidade HeForShe.

“O assédio no meio académico dura há demasiado tempo e com a complacência da comunidade académica. Juntamo-nos para dizer basta. O assédio não tem lugar nas nossas universidades”, adiantou Camila Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

A cordenadora geral da Comunidade HeForShe Coimbra defende “a criação de um gabinete independente de apoio psicológico e jurídico, de códigos de conduta que assegurem uma efetiva resposta a casos de assédio e a promoção de medidas sancionatórias eficientes”.

Pedem também a realização de questionários institucionais anónimos, para apurar o número atualizado de situações de assédio, a distribuição de informação sobre os mecanismos de apoio e a garantia de que as vítimas não sejam avaliadas por docentes contra quem fizeram queixa.

Veja a fotogaleria:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE