MOBILIDADE

BMW retira centenas de milhares de veículos. Pior das hipóteses? Incêndio

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 12-02-2026

A fabricante alemã BMW está a avançar com um “recall” global depois de controlos internos e reclamações de clientes terem revelado um problema potencial no motor de arranque de vários veículos. Na pior das hipóteses, a falha poderá originar um incêndio no automóvel.

De acordo com a empresa, o desgaste de um componente do motor de arranque pode surgir após um elevado número de utilizações, impedindo o arranque correto do veículo e, em alguns casos, causando um curto-circuito. Esse fenómeno pode levar a um sobreaquecimento localizado e aumentar o risco de fogo.

Estão em causa 16 modelos produzidos entre julho de 2020 e julho de 2022 e equipados com um determinado relé de arranque. Também os carros onde o motor de arranque defeituoso tenha sido instalado posteriormente durante reparações podem ser afetados.

PUBLICIDADE

Embora a revista especializada Kfz-Betrieb aponte para cerca de 575 mil veículos atingidos, a BMW não confirmou o número exato, indicando apenas tratar-se de uma quantidade na ordem dos “seis dígitos”.

Como medida preventiva, a marca recomenda que os condutores não deixem o carro sem vigilância após ligar o motor. Nos veículos potencialmente afetados, o motor de arranque deverá ser substituído — e, em alguns modelos, também a bateria para garantir compatibilidade com o novo sistema.

Um porta-voz do grupo afirmou ainda que esta operação deverá ter pouco ou nenhum impacto nos resultados financeiros da empresa. Recorde-se que, no final de 2024, a BMW já tinha recolhido 1,5 milhões de veículos devido a um defeito no sistema de travagem.