Coimbra

Bluepharma e Universidade de Coimbra entregam Prémio Inovação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-07-2016

A cerimónia de entrega do Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra 2015 realizou-se esta quinta-feira dia 7 de Julho, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

619bd16b-ae1c-4d99-9af2-bc08814906eb

Presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, a cerimónia contou com a presença de Paulo Barradas Rebelo, Presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, empresa promotora do Prémio, e de Fernando Seabra Santos, Presidente do Júri, entre outras individualidades.

PUBLICIDADE

O vencedor do Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra 2015 foi o projeto científico “Bug-Killer”, desenvolvido por Lino Ferreira e Akhilesh Rai, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).

Este projeto, que se distinguiu das 27 candidaturas apresentadas, pretende desenvolver uma nova formulação biomédica que associa propriedades antimicrobianas e pro-regenerativas, com elevada eficácia antimicrobiana e propriedades angiogénicas e imunomoduladoras. Tem por objetivo dar resposta a um grande problema de saúde pública a nível mundial, relacionado com a falta de novos fármacos para combater infeções microbianas e um crescente número de fenómenos de resistência aos antibióticos.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta edição, pelo elevado mérito científico, o júri decidiu distinguir três outros projetos, que receberam Menções Honrosas: “Antimicrobial peptide delivery for tuberculosis therapy”, “HydrUStent” e “PRO-DOSE”, liderados, respetivamente, por Francisco Miguel Gama, Ana Rita Duarte e Luís Moutinho.

Com periodicidade bienal, o Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra visa distinguir projetos científicos de excelência ao nível internacional na área da Ciências da Saúde, que apresentem elevado potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.

O júri deste concurso considerou serem estes os melhores projetos, tendo em conta critérios de avaliação como o mérito, a originalidade, a inovação, o potencial contributo e impacto dos projetos científicos, e a sua diferenciação face à concorrência.

O projeto vencedor vai receber um prémio monetário no valor de 20 mil euros para apoiar o desenvolvimento de um protótipo a partir de uma tecnologia já validada por uma prova de conceito. Este apoio poderá traduzir-se num investimento suplementar de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado.

Criado em 2003 com o objetivo geral de contribuir para a divulgação e reconhecimento da investigação científica na área das ciências da saúde em Portugal, o Prémio Bluepharma / Universidade Coimbra premiou nas suas primeiras 8 edições investigadores com teses de doutoramento publicadas em Portugal.

Consistindo de um prémio monetário de 10 mil Euros e na publicação de um livro contendo o trabalho dos investigadores, o prémio visava especificamente analisar a produção científica desenvolvida nas universidades portuguesas, dotando os seus premiados de condições para a sua divulgação para além da própria comunidade universitária.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE