Coimbra

Bluepharma investe mais de 15 milhões em investigação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-07-2016

O Grupo Bluepharma investiu, ao longo dos últimos três anos, mais de 15 milhões de euros em investigação e desenvolvimento (I&D).

PUBLICIDADE

Paulo Barradas, CEO da Bluepharma

Paulo Barradas, CEO da Bluepharma

Este investimento é comprovado pelos dados da empresa e pelos últimos dados oficiais divulgados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), que referem que, em 2013, a Bluepharma investiu mais de cinco milhões de euros na área de I&D.

Estes números demonstram a aposta da farmacêutica portuguesa em I&D, que tem vindo a ser reforçada ao longo do tempo com a criação de postos de trabalho e de parcerias e novos projetos com empresas ligadas à investigação.

PUBLICIDADE

publicidade

“A aposta contínua em I&D é fundamental para a nossa estratégia de crescimento sustentada na exportação de medicamentos para os mercados mais exigentes do mundo, como os EUA e a maior parte dos países europeus, tendo atingido, em 2015, uma taxa de exportação de 85%. Ao longo dos últimos três anos, a Bluepharma tem investido, anualmente, 20 por cento do volume de negócios em investigação e desenvolvimento, um número que mostra o empenho do grupo em estar na vanguarda da inovação”, revela Paulo Barradas Rebelo, presidente do grupo Bluepharma.

“Temos concentrado os nossos esforços de investigação em nanotecnologia, oncologia e biotecnologia, áreas onde temos desenvolvido vários projetos de parceria com empresas e centros de referência nacionais e internacionais na área de I&D ” acrescenta.

PUBLICIDADE

“Paralelamente temos realizado diversas atividades de desenvolvimento de formulações farmacêuticas, de métodos analíticos e de processos de fabrico, assim como estudos de estabilidade e transposição de escala com o objetivo de criar novos medicamentos genéricos para áreas terapêuticas muito desafiantes, nomeadamente a oncologia”, conclui o presidente do grupo.

Constituído por 20 empresas, das quais sete são internacionais e duas são spin-offs da Universidade de Coimbra de base tecnológica dedicadas à investigação de novas soluções terapêuticas na área do cancro, a Luzitin e a Treat U, o Grupo Bluepharma considera a área da investigação e desenvolvimento crítica para a sua estratégia de internacionalização.

A celebrar 15 anos de existência, o Grupo Bluepharma, com sede em Coimbra, é considerado hoje um dos mais empreendedores e inovadores no setor farmacêutico.

Deste modo, a Bluepharma exporta já 85% da sua produção para mais de 40 territórios, entre os mais exigentes mercados do mundo, nomeadamente os EUA, tendo sido recentemente nomeada Campeã Nacional nos European Business Awards 2015/2016 na categoria Importação/Exportação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE