O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Coimbra acusou hoje o executivo municipal de falta de coordenação e desinvestimento na área da saúde, em situações “tão simples” como a falta de climatização.
Esta tarde, numa ação de campanha, José Manuel Pureza lamentou, à agência Lusa, que, em Coimbra, “exista um descasamento entre a qualidade enorme dos cuidados hospitalares e aquilo que é a ausência ou negligência dos poderes públicos locais no que respeita à promoção da saúde”.
“A Câmara de Coimbra tem uma responsabilidade muito grande porque lhe cabe, pelo menos desde janeiro de 2024, um conjunto de competências legais que tem a ver com a manutenção do edificado e das condições de funcionamento dos equipamentos públicos de saúde municipais e de um conjunto de políticas para promover a saúde”, sustentou.
PUBLICIDADE
Segundo o bloquista, a autarquia liderada por José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), “não tem tido preocupação com essencial” na mobilidade, manutenção e oferta de espaços verdes de qualidade e no cuidado com os mais velhos, que impactam diretamente com a saúde.
“A saúde não se faz exclusivamente na qualidade do hospital, mas na qualidade do espaço público e das outras políticas”, enfatizou o candidato, que falava após uma reunião com os responsáveis da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Celas, na Alta da cidade.
Para o cabeça de lista do BE, o desinvestimento da Câmara de Coimbra, falta de coordenação e proatividade traduz-se em questões “tão pequeninas e importantes como a climatização dos edifícios e a falta de adequação dos velhos edifícios”.
“O que nos preocupa mesmo é que olhemos para a política de saúde à escala municipal não como o negócio da doença, mas como a promoção da saúde”, sublinhou José Manuel Pureza, exortando a autarquia a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para “promover condições e hábitos de vida saudáveis”.
O ex-deputado do Bloco de Esquerda sustentou que a atuação da Câmara no setor da saúde “está longe de ser a sua preocupação principal e isso é um défice grande para a comunidade” de Coimbra.
Além de José Manuel Pureza, pelo BE, são candidatos nas eleições de dia 12 o atual presidente da Câmara, José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt); a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU (PCP/PEV); Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
PUBLICIDADE